Pré-natal odontológico: um cuidado importante durante a gravidez
Dentista explica a importância do acompanhamento odontológico durante a gestação
Dentista explica a importância do acompanhamento odontológico durante a gestação

Publicador de Conteúdos e Mídias

Pré-natal odontológico: um cuidado importante durante a gravidez

Junto com os cuidados da gravidez, também é necessário fazer o pré-natal odontológico. Leia o artigo e saiba mais. 

08/02/2022

Compartilhar em suas redes

Publicador de Conteúdos e Mídias

A gestação exige uma série de cuidados com a saúde bucal. Muitas grávidas não sabem, mas as alterações hormonais e metabólicas da fase interferem na saúde bucal. Por isso, o pré-natal também deve incluir consultas regulares ao dentista. O ideal é que a assistência odontológica comece logo após a confirmação da gravidez. O período gestacional aumenta o risco para problemas periodontais e inflamações gengivais, condições que podem até interferir no bem-estar do bebê. Sendo assim, as futuras mamães devem ser acompanhadas de perto ao longo dos meses de espera. 

Conversamos com a dentista Sonia Groisman, especialista em saúde oral da gestante, sobre a importância do pré-natal odontológico. 

Pré-natal odontológico busca orientar as gestantes sobre os cuidados com a saúde bucal

O pré-natal odontológico é um cuidado complementar ao acompanhamento do obstetra. Segundo a dentista Sonia Groisman, as consultas devem acontecer a cada três meses, desde o primeiro trimestre. “A gestante deve visitar o dentista a cada trimestre gestacional. A odontologia oferece condições seguras de atendimento preventivo e curativo em qualquer fase da gestação, desde que se sigam todos os protocolos de segurança”, explica a especialista. 

De acordo com a dentista, os problemas orais mais reportados durante a gestação são alterações salivares, cárie e erosão dental. Porém, as maiores preocupações com a saúde bucal da grávida são as inflamações gengivais. O aumento nos níveis de progesterona favorece a dilatação dos vasos sanguíneos do tecido gengival. Como efeito, muitas mulheres lidam com sangramentos na gengiva, pois a região fica mais vascularizada. “Muito comum em gestantes é o exacerbamento de gengivite e periodontite, denominada gengivite gravídica. Se não tratada, a inflamação pode evoluir para granuloma gravídico, que deve ser retirado cirurgicamente, ainda durante a gestação”, comenta.

A periodontite, por sua vez, é um agravamento da gengivite que compromete os ossos, ligamentos e tecidos que sustentam os dentes. O quadro é uma das causas mais recorrentes de perda dentária. Contudo, a condição é ainda mais perigosa para as grávidas, pois a inflamação pode chegar à corrente sanguínea e afetar a saúde da criança. “A doença periodontal não tratada pode levar ao nascimento de bebê prematuro ou de baixo peso”, comenta a dentista, que aproveita para refutar a ideia de que é normal os dentes amolecerem na gravidez. “Há de se vencer o mito de que a cada gestação se perde um dente e conscientizar a gestante dá importância de se realizar os procedimentos odontológicos necessários em cada caso, de forma segura”.

Higiene bucal na gravidez exige atenção especial 

Para a dentista Sonia Groisman, a função do pré-natal odontológico é atuar de forma preventiva. Por essa razão, cabe ao profissional orientar bem as grávidas sobre todos os cuidados necessários para evitar possíveis problemas de saúde bucal. Entre as orientações mais importantes, a profissional cita o consumo racional de açúcar e, principalmente, reforço com a limpeza diária. “Durante a avaliação das condições orais da gestante, é fundamental conscientizar e esclarecer a gestante que a saúde oral é parte integrante da saúde geral de qualquer indivíduo. Explicar de maneira simples que existe uma ligação da boca com o restante do corpo”. 

Para as grávidas que precisam de tratamento odontológico, a dentista afirma que elas podem realizar qualquer procedimento. Entretanto, é dever do profissional trabalhar somente com medicamentos e anestésicos específicos para o período gestacional. Outro ponto chave do atendimento pré-natal é enumerar a prioridade de cada gestante. Por isso a visita ao dentista é imprescindível, pois cada gestante deve passar por uma avaliação individualizada.

Mais Recentes

Publicador de Conteúdos e Mídias