Periodontite avançada tem solução?
Periodontite avançada tem como principal sintoma a mobilidade dos dentes.
Periodontite avançada tem solução?
Periodontite avançada tem como principal sintoma a mobilidade dos dentes.

Publicador de Conteúdos e Mídias

Periodontite avançada tem solução?

A periodontite avançada é caracterizada por uma perda significativa do osso que sustenta os dentes e pode acontecer de forma silenciosa

14/12/2021

Compartilhar em suas redes

Publicador de Conteúdos e Mídias

Ter a higiene oral precária pode causar uma série de doenças periodontais - dentre elas, a periodontite avançada, que consiste em um quadro avançado da periodontite comum. A condição é caracterizada por uma perda significativa do osso que sustenta os dentes e pode acontecer de forma silenciosa, o que costuma atrasar o diagnóstico. Quando aparecem, os principais sintomas de periodontite avançada são inchaço na gengiva, mobilidade dos dentes e formação de pus (abscesso). É possível tratar a doença, mas, na maioria dos casos, o osso que foi perdido não pode ser recuperado. 

Conversamos com o cirurgião-dentista Claudio Panutti para entender mais detalhes sobre este tipo de periodontite: o que é, como prevenir a doença e qual é o tratamento adequado. Confira a seguir!

O que é periodontite avançada e quais são os sintomas da doença?

O termo “periodontite avançada” é usado para descrever um quadro avançado de periodontite comum (ou periodontite crônica), que tem como principal causa a higiene oral precária e o decorrente acúmulo de bactérias nas gengivas. Além dos hábitos de higiene bucal inadequados, a condição está associada a fatores de risco como o tabagismo, diabetes mellitus não controlada, uso de determinados medicamentos e obesidade. 

“A periodontite é caracterizada pela perda do osso que suporta os dentes. Já a periodontite avançada é caracterizada por uma grande perda desse osso, a ponto de comprometer a estabilidade do dente na boca”, explica o cirurgião-dentista Claudio Panutti. “Conforme a perda de osso vai avançando, o dente começa a apresentar mobilidade cada vez maior, até que ele necessite ser extraído. Em alguns casos, ele até ‘cai’ sozinho, durante a mastigação de algum alimento duro, por exemplo”, alerta. 

O especialista ainda ressalta que a periodontite é uma doença “silenciosa” - ou seja, pode não provocar incômodos significativos. “Em alguns dentes com periodontite, como os molares, a mobilidade só é percebida pelo paciente quando a perda está realmente bem avançada. Em casos mais severos, o paciente pode sentir dor devido ao abscesso. Nessas situações, a perda óssea está muito avançada e, muitas vezes, não é mais possível manter o dente”, salienta o Dr. Claudio Panutti.  

Segundo o profissional, quando aparecem, os sintomas mais comuns de periodontite avançada são: “mobilidade dos dentes, inchaço da gengiva e formação de ‘pus’ (abscesso periodontal)”. Pacientes com periodontite também estão mais propensos a desenvolver doenças sistêmicas, como a doença cardiovascular. Por essa e outras razões, é fundamental ter uma rotina regular de consultas odontológicas para manter a saúde bucal sempre em dia. 

Periodontite tem cura? Tratamento para periodontite avançada deve ser determinado pelo cirurgião-dentista após avaliação individualizada

Caso você esteja se perguntando se periodontite tem cura, saiba que a resposta é: sim, mas cada situação deve ser avaliada individualmente. A abordagem escolhida pelo cirurgião-dentista para tratar o dente com periodontite avançada vai depender do estágio da doença. 

De acordo com o Dr. Claudio Panutti, “a periodontite nas fases iniciais é tratada com a remoção do cálculo (tártaro), instrumentação cuidadosa da superfície das raízes e orientação de higiene bucal. Caso o paciente seja fumante, é importante receber aconselhamento de cessação de tabagismo”. 

O especialista explica que, na maioria das situações, o osso que foi perdido não pode ser recuperado. “Por isso, é importante se prevenir por meio de uma higiene bucal adequada e consultas periódicas com o dentista. Não fumar e ter bons hábitos de saúde também ajudam a prevenir a doença”, orienta. 

“Considerando que a periodontite é uma doença silenciosa, é fundamental fazer sempre um exame com dentista. Caso o dentista detecte algum problema periodontal, vai encaminhar o paciente para o periodontista, que é especialista em problemas das gengivas”, esclarece o profissional. 

Este artigo tem a contribuição do especialista:
Claudio Mendes Pannuti - Cirurgião dentista. Mestre e doutor em Periodontia. Professor associado da disciplina de periodontia da Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo.
CRO-SP: 49866

Redação: Dóris Marinho

Publicador de Conteúdos e Mídias

Publicidade
Mais Recentes

Publicador de Conteúdos e Mídias