31.12.2015

Poderosa aliada contra a gripe: confira 5 benefícios da maçã para sua saúde

A maçã combate a gripe e também promove uma limpeza em seus dentes. Confira mais desses e outros benefícios da fruta que a nutricionista Caroline Codonho contou ao Sorrisologia
A maçã combate a gripe e também promove uma limpeza em seus dentes. Confira mais desses e outros benefícios da fruta que a nutricionista Caroline Codonho contou ao Sorrisologia

Por fora ela é crocante e por dentro macia e suculenta. A maçã é uma fruta cheia de nutrientes. Composta de vitaminas B1, B2, B5, C, potássio, fósforo e magnésio, ela ajuda a combater várias doenças que atingem nosso organismo, como a gripe, o colesterol e, até mesmo, o câncer. Para provar esses fatores saudáveis, listamos todos os benefícios da maçã para mostrar o quanto ela pode ser importante e poderosa na sua alimentação.

1- Uma excelente aliada para combater aquela gripe

Quando a gripe chega o organismo fica bastante debilitado. Mas se você já gosta de maçã, esse é mais um bom motivo para comer. "A fruta auxilia no combate a gripe por possuir um grande quantidade de vitamina C e pela presença dos flavonóides e polifenóis que dão a fruta a sua característica de alimento funcional", conta a nutricionista Caroline Codonho. Pela presença de todos estes compostos bioativos ela tem ainda, capacidade de dimunuir os radicais livres e reduzir a carga viral da gripe.

2- É anticancerígena

É considerável dizer que consumir a fruta regularmente ajuda na batalha contra o câncer. "Ela contribui com a redução do que chamamos de estresse oxidativo no nosso corpo, ou seja, sua capacidade antioxidante diminui os radicais livres no nosso organismo (os radicais livres em excesso podem contribuir para indução de mutações e, com isso, as células cancerígenas se reproduzem descontroladamente)", assegura a especialista. Alguns estudos americanos também apontam que a casca da maçã apresenta uma capacidade de redução de 43% do crescimento de células cancerígenas.

3- Ajuda na saúde do seu sorriso

"O processo de mastigação e a mordida da maçã contribuem para a salivação e alteração do pH da boca, contribuindo para a redução da quantidade de bactérias no local", garante. Mas aqui também vale o alerta. "O consumo da fruta deve ser seguido da escovação normalmente, pois devemos lembrar que ela também possui carboidratos, que são as fontes energéticas preferidas das bactérias". Ou seja, maçã não substitui sua escova de dentes.

4- Melhora o funcionamento do intestino

Há pessoas que não gostam de comer a maça com casca. O problema é que ao retirá-las você joga fora muito do potencial nutritivo da fruta, como as fibras e os chamados fitoquímicos (flavonóides e polifenóis) que estão presentes na casquinha colorida. "A presença da casca traz um equilíbrio, pois com ela o alimento fica com os dois tipos de fibras: solúvel e insolúvel. Desta forma, a carga glicêmica do alimento fica mais baixa e sua ação sobre o funcionamento do trânsito intestinal mais eficiente".

5- Auxilia no controle do colesterol

A fibra solúvel e insolúvel também contribui de outra forma muito importante: o controle de colesterol. "Com essas fibras conseguimos aumentar a redução de colesterol que está em excesso no organismo e inibir sua produção". Para alcançar este estado saudável, precisamos ingerir essa e outras frutas diariamente de forma variada. Assim, conseguimos ter um organismo mais funcional, mantendo nossa imunidade fortalecida. Nem dá pra imaginar que uma simples fruta tenha tantos benefícios, né? Então inclua essa delícia hoje mesmo na sua dieta e tenha uma vida mais saudável.


TODAS AS MATÉRIAS: alimentação