O que não fazer após o clareamento dental?
Após fazer clareamento dental, é preciso tomar alguns cuidados para não atrapalhar o resultado. Saiba mais
Compartilhar em suas redes
O clareamento dental tem como objetivo clarear e uniformizar a tonalidade dos dentes. O procedimento costuma ser um grande aliado na manutenção da autoestima, mas, para que os resultados sejam satisfatórios, o(a) paciente também precisa fazer a sua parte! Os cuidados após clareamento dental (caseiro ou realizado em consultório) são fundamentais para garantir a eficácia do tratamento. Por isso, conversamos com a dentista Sônia Groisman para entender melhor o que deve ser evitado depois de se submeter ao clareamento. Confira a seguir.
Depois do clareamento, pode comer normalmente? Entenda!
Talvez você já tenha se perguntado se pode comer depois de fazer clareamento dental. Segundo a Dra. Sônia, a resposta para esta dúvida pode variar. O ideal é evitar a alimentação logo após o procedimento, mas, em situações de extrema importância, algumas medidas podem ser adotadas para fugir de prejuízos ao tratamento. “Nessas circunstâncias, a alimentação deve ser feita lentamente, colocando os alimentos na parte posterior da cavidade bucal. Também opte por alimentos macios, como purês”, orienta a profissional.
No caso de alimentos e bebidas com corante, a recomendação dos especialistas costuma ser ainda mais restrita. “Para estes ingredientes, o mínimo de tempo seria de 48 horas após o clareamento dental. Mas, se puder ser evitado o máximo possível ou até mesmo minimizar a ingestão destes produtos, será melhor para o(a) paciente”, aconselha a dentista. Além disso, se houver a necessidade de consumir bebidas cromogênicas, vale recorrer ao uso de canudos. Desta forma, os riscos de o líquido manchar a parte vestibular (anterior) dos dentes são menores.
É preciso escovar os dentes depois do clareamento?
Caprichar na higiene bucal é sempre importante para a saúde bucal e após a realização do clareamento dental (a laser ou caseiro) não poderia ser diferente. Contudo, é fundamental que a limpeza dos dentes seja feita de forma correta e que o(a) paciente escolha em conjunto com o(a) dentista o melhor creme dental após clareamento.
De acordo com a Dra. Sônia, o ideal é “evitar a escovação imediata e, principalmente, evitar o uso de dentifrícios muito abrasivos (como os branqueadores) logo após o clareamento dental. Eles serão importantes para a manutenção do branqueamento, mas só depois de uma ou duas semanas”. Outro ponto que merece uma atenção especial é a utilização de enxaguantes bucais, que nem sempre são indicados.
“O enxaguante bucal é um complemento à higiene bucal que deve ser utilizado de acordo com a necessidade de cada paciente. Existem enxaguantes coloridos que são totalmente desaconselhados a esse período pós-clareamento dental. Além disso, eles não substituem a escovação e o uso correto do fio dental e devem ser usados apenas quando o cirurgião dentista indicar, caso seja necessário e adequado a cada caso”, ressalta a especialista.
Dra. Sonia Groisman
Sônia Groisman
CRO 12848
Titular da Disciplina de Prevenção e Saúde Coletiva da UFRJ. Especialista em saúde oral da gestante