Clareamento dental com moldeira: saiba tudo sobre o tratamento
O clareamento dental com moldeira é feito em casa, com orientação de um dentista. Saiba mais sobre como fazer esse tratamento com segurança.
Compartilhar em suas redes
O clareamento dental com moldeira é uma opção de tratamento prática e acessível. O procedimento ganhou muitos adeptos nos últimos anos pelo fato de poder ser feito em casa. Basta aplicar o gel clareador em um molde e deixar na boca por um período de 15 a 30 minutos, dependendo da orientação do dentista e do estado atual dos dentes. Sendo assim, o clareamento caseiro dos dentes com moldeira é uma boa alternativa para quem sonha com um sorriso branquinho e livre de manchas, mas não tem disponibilidade de ir ao consultório odontológico com muita frequência. No entanto, a técnica requer alguns cuidados essenciais para que o resultado seja, de fato, satisfatório. Saiba as principais informações sobre o clareamento dental com moldeira antes de investir no tratamento.
Como é o clareamento de moldeira com gel?
O clareamento dental com moldeira é um tratamento caseiro realizado pelo próprio paciente. O procedimento é feito com o auxílio de molde de silicone da arcada dentária, de modo que a pessoa consiga encaixar perfeitamente na sua boca, como se fosse um aparelho ortodôntico invisível. É nessa moldeira que o paciente vai aplicar o gel clareador, um produto que, ao entrar em contato com os dentes, age nas moléculas pigmentadas que interferem na cor da dentina.
O clareamento com moldeira tem um resultado mais demorado em comparação com o tratamento feito no consultório. Isso porque os agentes clareadores do gel são menos concentrados, justamente por ser um procedimento feito em casa sem a supervisão de um profissional durante a aplicação. Portanto, mesmo que o paciente siga todas as orientações do dentista, é preciso ter cautela ao expor os dentes às substâncias clareadoras.
Clareamento dental com moldeira pode ser feito por qualquer pessoa?
O clareamento dental com moldeira não é indicado para gestantes e lactantes. Além disso, a técnica não pode ser feita em quem lida com hipersensibilidade nos dentes, cáries não tratadas, restaurações, doenças periodontais e gengivites. Fora esses grupos, qualquer pessoa pode investir no procedimento, desde que sua saúde bucal esteja em dia.
O clareamento com moldeira costuma ser uma opção para quem possui manchas mais superficiais. Devido a sua ação prolongada, o tratamento é voltado para fins estéticos, como reduzir o amarelado devido ao envelhecimento ou escurecimento causado por corantes e consumo de bebidas pigmentadas. Por esse motivo, quem necessita de um clareamento mais potente e resultado imediato, o melhor é buscar outra opção de clareamento.
Gel clareador deve ser usado somente no tempo e quantidade indicados pelo dentista
Algumas pessoas acreditam que deixar a moldeira mais tempo na boca potencializa os resultados. Porém, essa atitude não é correta, pois usar o gel por tempo prolongado aumenta a sensibilidade nos dentes e pode causar irritação na gengiva. O ideal é aplicar a quantidade de produto na medida certa e deixar o molde na boca pelo período indicado pelo dentista.
Outro cuidado fundamental é não abrir mão da limpeza bucal. As molduras devem ser higienizadas a cada uso e os dentes escovados com pastas prescritas pelo dentista. Normalmente, o clareamento com moldeira dura entre 3 a 4 semanas, com a aplicação do gel sendo feita diariamente.
Cuidados necessários após o clareamento dental com moldeira
Depois de finalizar o tratamento, é importante manter uma série de cuidados com o sorriso. Essas recomendações fazem com que o resultado dure mais tempo e evitam manchas futuras. Dentre eles, podemos destacar:
Evitar o consumo de alimentos e bebidas com corantes;
Consumir bebidas pigmentadas com auxílio de canudos;
Não fumar;
Escovar os dentes 30 minutos após as principais refeições ou consumo de bebidas como café, vinho e refrigerantes;
Fazer visitas regulares ao dentista.
Redação por: Joanna Dark