Qual a diferença entre fio dental e fita dental? Dentista explica em que casos usar cada produto
Embalagens de fio e fita dental Oral-B com texto
Embalagens de fio e fita dental Oral-B com texto "Diferença entre fio dental x fita dental" em fundo azul.

Publicador de Conteúdos e Mídias

Qual a diferença entre fio dental e fita dental?

Você sabe quais são as principais diferenças entre fio dental e fita dental? Continue lendo e descubra qual é o mais indicado para a sua higiene oral. 

14/02/2024

Compartilhar em suas redes

Publicador de Conteúdos e Mídias

Você sabia que além do fio dental tradicional existe outro tipo que pode ser super útil na nossa higiene bucal? Sim, estamos falando da fita dental! Muita gente tem dúvidas sobre a diferença entre eles e qual é o mais adequado para cada pessoa. 

Pensando nessas questões, hoje em Sorrisologia, preparamos um infográfico para explicar a diferença entre fio dental tradicional e fita dental. 

Vem com a gente descobrir mais sobre isso! 

Fio dental x Fita dental: Descobrindo as diferenças

Mesmo com a escovação cuidadosa e o uso do creme dental, algumas áreas da boca precisam de uma atenção especial que só o fio ou a fita dental podem oferecer. Esses acessórios são fundamentais para limpar os espaços entre os dentes, conhecidos como espaços interdentais. Eles ajudam a prevenir o acúmulo de alimentos, a formação de placa bacteriana, cárie e até doenças periodontais. O dentista Igor Puga, parceiro do portal, explica a importância tanto do fio quanto da fita dental.

“Essas ferramentas são essenciais para limpar áreas que a escovação não alcança, como os espaços entre os dentes, chamados de espaços interdentais, prevenindo o acúmulo de alimentos e, posteriormente, a formação de placa bacteriana, desmineralização, cárie e até doenças periodontais”, explica Igor Puga. 

Fio dental X Fita dental: Qual escolher?

Tanto o fio quanto a fita dental tem como objetivo remover resíduos alimentares que ficam presos entre os dentes, mas a escolha entre um e outro depende das suas necessidades e da condição dos seus dentes e gengivas. “É preciso encontrar o produto que melhor se adapta às suas características dentais e gengivais para aproveitar o potencial do produto e, assim, ter uma higiene mais confortável e eficaz”, aconselha o profissional.

Se você tem gengivas saudáveis e sem sensibilidade, o fio dental pode ser uma ótima opção. Já a fita dental é ideal para quem tem dentes mais apertados ou sofre com gengivas inflamadas. 

Quando usar fio ou fita dental?

O ideal é usar o fio ou a fita dental antes de cada escovação ou, pelo menos uma vez por dia, por exemplo, antes de dormir. Isso ajuda a reduzir as chances de inflamações na gengiva e outros problemas bucais. 

Lembre-se que tanto o fio quanto a fita dental são ferramentas indispensáveis para uma boa higiene bucal. Elas ajudam a prevenir cáries, problemas gengivais, mau hálito e outras condições. A escolha entre eles fica a critério do seu dentista, que conhece suas necessidades específicas. 

Então, agora que você já sabe mais sobre o fio e a fita dental, que tal incluir um deles na sua rotina de cuidados bucais? Seu sorriso agradece! 
 

Infográfico abela comparativa detalhando as diferenças entre fio dental e fita dental da marca Oral-B


Criado em 28/04/2023

Atualizado em 14/02/2024
 

Mais Recentes

Publicador de Conteúdos e Mídias