22.03.2021

Fio dental ou fita dental: existe diferença? Qual é o melhor produto para limpar entre os dentes?

O fio dental e a fita dental são ferramentas que ajudam a manter a higiene bucal em dia. Saiba a diferença entre eles e como utilizá-los!
O fio dental e a fita dental são ferramentas que ajudam a manter a higiene bucal em dia. Saiba a diferença entre eles e como utilizá-los!

Que o uso do fio dental é fundamental para garantir uma boa higiene bucal não é novidade para ninguém. O que poucos pacientes sabem é que, além dessa ferramenta, existem outras que também podem ajudar a promover a limpeza entre os dentes. A fita dental, por exemplo, é uma delas. Mas será que existem diferenças entre o fio dental e a fita dental? Para esclarecer essa e outras dúvidas, o Sorrisologia contou com a ajuda do dentista Igor Puga que revelou o melhor produto para manter a saúde bucal em dia. Veja só!

Fio dental e fita dental: entenda a função dessas ferramentas

Embora o uso do creme dental e da escova de dentes com cerdas macias seja fundamental para higiene bucal, eles não são suficientes para garantir uma limpeza total dos dentes. De acordo com o especialista, existem alguns estudos que demonstram que 30% da superfície dental só é alcançada com o uso do fio dental ou fita dental.

“Essas ferramentas conseguem limpar áreas que a escovação não alcança, como entre os dentes, chamados de espaços interdentais, prevenindo o acúmulo de alimentos e, posteriormente, a formação de placa bacteriana, desmineralização, cárie e doenças periodontais”, explica o dentista. Por esse motivo, é importante que o paciente torne o uso de fio dental ou fita dental um hábito frequente durante a escovação.

Existe diferença entre fio dental e fita dental?

De maneira geral, o fio dental e a fita dental possuem a mesma função: realizar a limpeza interdental nas regiões em que a escova de dentes não é capaz de alcançar. No entanto, as características de cada produto podem variar. A fita dental, por exemplo, costuma ser mais fina e achatada. Com isso, o seu filamento único não permite que ela afrouxe tanto como o fio dental, impedindo que ela seja uma boa opção para pacientes com pouco espaço na arcada dentária.

Outra diferença entre os dois produtos está no tamanho. A fita dental tende a ser maior e, por isso, pode exigir um pouco mais de tempo na hora de remover os resíduos que se acumulam entre os dentes. Por esse motivo, pacientes em tratamento ortodôntico devem optar pelo fio dental para aparelho.

Fio dental x fita dental: qual é o melhor?

Tanto o fio dental quanto a fita dental são eficazes na limpeza dos dentes ao remover partículas de alimentos e bactérias que se acumulam na região. No entanto, a escolha do melhor produto pode variar de acordo com as necessidades e particularidades de cada paciente. “É preciso encontrar qual melhor se adapta às suas características dentais e gengivais para aproveitar o potencial do produto e, assim, ter uma higiene mais confortável e eficaz”, revela o profissional.

Nesse caso, uma boa solução para quem está em dúvida entre o fio dental e a fita dental é testar os modelos. Além disso, também vale consultar um especialista de confiança antes de tomar a sua decisão. “O seu dentista é a pessoa indicada para orientar qual o melhor fio dental para você levando em conta todas as características da dentição, arcada dentária, hábitos alimentares e outros fatores”, conta.

Como utilizar o fio dental ou fita dental: passo a passo

O produto de limpeza interdental escolhido é tão importante quanto a forma de usá-lo. Por isso, Igor adianta: o ideal é utilizar o fio ou a fita dental, pelo menos, uma vez por dia, além de escovar os dentes pelo menos três vezes ao dia. “O melhor momento para usar o fio dental é antes da última escovação do dia. Isso porque quando vamos dormir, temos uma grande redução do fluxo de saliva e também do Ph da boca, o que facilita a metabolização dos resíduos pelas bactérias”, explica.

Para descobrir como o fio ou da fita dental devem ser utilizados, confira o passo a passo abaixo:

Passo 1. Enrole 40 cm do fio dental em cada dedo médio para que sobre 10 cm;
Passo 2. Com o indicador e o polegar de ambas as mãos, deslize o fio entre os dentes, higienizando a região próxima às gengivas;
Passo 3. Leve o fio dental na base dos dentes para fazer a higienização. Nessa etapa, é importante ter cuidado para não realizar movimentos bruscos;
Passo 4. Faça movimentos de trás para frente e retire o fio dental cuidadosamente da dentição.



Esse artigo contou com a participação profissional de:
Igor Puga - Cirurgião-dentista com formação em harmonização facial
CRO-RJ: 28418


TODAS AS MATÉRIAS: higiene bucal