19.02.2021

Consumo de alimentos ricos em açúcar faz parte do dia a dia do brasileiro: entenda como isso afeta a sua saúde bucal

Você sabe os riscos que o açúcar pode trazer para sua saúde bucal? Veja o que revela um especialista!
Você sabe os riscos que o açúcar pode trazer para sua saúde bucal? Veja o que revela um especialista!

Biscoitos, bolos, doces e refrigerantes - são inúmeras as guloseimas presentes na alimentação dos brasileiros. Embora os açúcares sejam nutrientes importantes para o nosso corpo, é fundamental ter em mente que o excesso desses alimentos pode trazer diversos riscos à sua saúde bucal. O favorecimento de cáries, por exemplo, é o principal deles. Para entender melhor sobre o assunto, o time do Sorrisologia convidou o dentista Nelson Alfarano para explicar como o açúcar pode afetar a saúde do seu sorriso e recomendar dicas de como evitar as doenças bucais sem precisar recusar um docinho.

Entenda a função dos alimentos ricos em açúcar

Não é novidade que o Brasil é um país onde a cultura do açúcar é amplamente difundida desde a colonização. Mas, o que poucos sabem é que, quando falamos em alimentos ricos em açúcar, não estamos falando apenas de refrigerantes, biscoitos e bolos. Na verdade, existe uma série de alimentos, como pães, iogurte e até mesmo algumas frutas, que também apresentam níveis da substância. “Por isso, devemos estar sempre atentos aos rótulos dos alimentos que indicam a quantidade de açúcar presente neles”, afirma o dentista.

Justamente por estar presente em diversos alimentos, o papel principal do açúcar é ser fonte de energia. Além disso, os açúcares também regulam o metabolismo proteico poupando proteínas e atuam como condutores que levam essas proteínas para a localização certa.

Afinal, como o açúcar age nos dentes?

De acordo com o profissional, o açúcar não ataca diretamente os dentes, mas é o grande vilão quando se trata de cáries e doenças da gengiva, como a gengivite e periodontite. “Ele serve de combustível para as bactérias da boca se proliferarem mudando a acidez natural da boca. Isso porque essas bactérias produzem ácidos que atacam os dentes, promovendo sua desmineralização e servindo de porta para a cárie dental”, explica.

A boa notícia é que esse processo tende a levar, em média, 20 minutos para ocorrer, o que possibilita amenizar e até mesmo reverter os possíveis danos à saúde bucal. “Por isso, após a ingestão de doces devemos escovar os dentes o mais rápido possível como medida de prevenção”, aconselha Nelson.

Alimentação equilibrada + higiene bucal = menos efeitos do açúcar nos dentes

Se engana quem pensa que é necessário excluir completamente os açúcares da sua alimentação. Na verdade, a chave para garantir uma boa saúde bucal é o equilíbrio. “O ideal e mais saudável é uma mudança nos hábitos alimentares, investindo em uma dieta equilibrada e rica em legumes, frutas e verduras e menos açúcar”, revela o especialista.

Além disso, os cuidados com a higiene bucal também devem ser mantidos para prevenir os danos ao seu sorriso. “Os alimentos ricos em açúcar e pegajosos, como balas, biscoitos recheados, ficam aderidos aos dentes por mais tempo”, conta. Por esse motivo, é necessário que a limpeza dos dentes seja feita diariamente após as refeições, incluindo o uso de fio dental e enxaguante bucal.

Este artigo tem a contribuição do especialista:
Nelson Alfarano - Especialista em implantologia, reconstrução maxilar, cirurgia plástica periodontal e odontologia estética
CRO-RJ: 18163


TODAS AS MATÉRIAS: saúde bucal