Cinco malefícios do açúcar que prejudicam a saúde bucal
O consumo excessivo de açúcar é o principal responsável por problemas na saúde bucal
Cinco malefícios do açúcar que prejudicam a saúde bucal
O consumo excessivo de açúcar é o principal responsável por problemas na saúde bucal

Publicador de Conteúdos e Mídias

Cinco malefícios do açúcar que prejudicam a saúde bucal

Além da cárie, alimentos e bebidas doces podem desencadear problemas como inflamação na gengiva, tártaro e até perda do dente. Saiba mais.

15/12/2021

Compartilhar em suas redes

Publicador de Conteúdos e Mídias

O consumo excessivo de açúcar prejudica a saúde bucal de diversas maneiras. Além da cárie, alimentos e bebidas doces podem desencadear problemas como inflamação na gengiva, tártaro e até perda do dente. O ingrediente estimula a produção de substâncias ácidas que corroem o esmalte que protege os dentes, deixando o sorriso vulnerável a doenças e infecções. Portanto, quem tem dificuldade de controlar o desejo por açúcar precisa ficar em alerta. A ingestão de doces deve ser feita com moderação e sempre seguido de higienização. Com esses cuidados, fica mais fácil manter sua boca protegida. Conheça os malefícios que uma alimentação rica em açúcar pode causar à saúde bucal. 

  • 1. A cárie pode correr pontos no dente e abrir buracos

    A cárie é um dos problemas bucais mais comuns. A condição é causada pelo acúmulo de placa bacteriana, uma película formada por inúmeras bactérias e restos de alimentos fixados nos dentes. Esses microrganismos produzem ácidos que os corroem o esmalte dentário. O processo danifica a superfície do dente devido à infecção local. Para resolver o quadro, o dentista precisa restaurar a cavidade dental cariada com uma resina, um material branco da mesma cor dos dentes. Se a cárie for muito profunda, é necessário um tratamento de canal. 

  • 2. Tártaro pode causar problemas na gengiva

    Tártaro é o acúmulo de placa bacteriana na superfície do dente. O problema é causado por resíduos de alimentos que se fixam entre os dentes e a gengiva. Embora o aparecimento de tártaro esteja associado a higiene inadequada, o açúcar estimula a proliferação de microrganismos que levam a calcificação das bactérias da placa. Por isso, além da escovação e uso de fio dental, é importante reduzir o consumo de doces. 

  • 3. Hipersensibilidade pode fazer os dentes doerem ao comer doces e alimentos gelados

    O açúcar leva ao desgaste do esmalte do dente, um tecido que reveste a dentina e a polpa dentária. Assim, os nervos ficam mais expostos, causando dor e hipersensibilidade. O quadro também é chamado de erosão dentária ácida e, além dos doces, também é agravado pelo consumo excessivo de alimentos com pH ácido e bebidas como refrigerantes e sucos cítricos. 

  • 4. Gengivite também é piorada pelo excesso de açúcar

    Gengivite é uma inflamação nas gengivas causada pelo acúmulo de placa bacteriana. O problema causa dor, inchaço, mau hálito, vermelhidão e sangramentos na região ao redor dos dentes. Da mesma forma que acontece com a formação de tártaro, o açúcar intensifica a ação das bactérias que formam a placa bacteriana. Sendo assim, o consumo de doces é um dos principais responsáveis pela gengivite e outras inflamações na mucosa da boca. 

  • 5. Periodontite é uma forma mais grave da gengivite

     A periodontite é uma inflamação grave na gengiva causada pelo acúmulo de placa bacteriana. Na maioria das vezes, ela é uma evolução da gengivite que não foi tratada da forma adequada. A diferença entre os dois casos é que a periodontite afeta o periodonto, conjunto de tecidos que envolvem o dente. O problema é causado, sobretudo, por má higiene bucal e consumo excessivo de açúcar, levando a proliferação de bactérias na área.

    A periodontite ainda pode ser causada por tártaro. Se não for tratada corretamente pode provocar a perda de dentes.

Redação por: Joanna Dark

Mais Recentes

Publicador de Conteúdos e Mídias