Refrigerante: entenda como a bebida pode desgastar os dentes
É comum aqueles momentos do dia que bate um desejo. Seja por uma comida ou bebida, a boca começa a salivar intensamente e a mente só sabe focar naquele item cobiçado. Quando a sede começa, não há nada melhor do que um líquido muito gelado para refrescar a garga
Compartilhar em suas redes
É comum aqueles momentos do dia que bate um desejo. Seja por uma comida ou bebida, a boca começa a salivar intensamente e a mente só sabe focar naquele item cobiçado. Quando a sede começa, não há nada melhor do que um líquido muito gelado para refrescar a garganta. O refrigerante, por exemplo, é a segunda bebida mais consumida no mundo, perdendo somente para a água. No entanto, sabe-se que o líquido faz mal, começando pela saúde bucal. A dentista Heloísa Crisóstomo explica de que forma o produto pode prejudicar.
Por que o refrigerante faz mal aos dentes?
O refrigerante tem em sua composição ingredientes ácidos e corrosivos, que degradam os elementos dos dentes. Dessa maneira, ao entrarem em contato direto com a estrutura dentária, o líquido gasoso dá início a esse processo de gasto. Além disso, ingerir a bebida também pode trazer problemas em outras partes do corpo. “Dentro do organismo pode gerar cálculo renal, aumento da pressão arterial e até o enfraquecimento ósseo”, comenta a dentista.
Quais tipos de doença bucal pode provocar?
A boca é onde se dá o início do processo digestivo. Por isso, tudo que passa por ela tem um contato direto com seus elementos, como a língua e, principalmente, os dentes. Uma doença bucal muito ligada ao consumo de refrigerante é a cárie. Isto porque o produto possui um alto índice de açúcar em sua composição. E ainda, a ingestão desse tipo de líquido pode levar a erosão, que é o desgaste da estrutura dentária, o que gera sensibilidade nos dentes.
É preciso parar de beber refrigerante?
O refrigerante já é uma bebida proibida em diversas escolas no país, por conta de seus malefícios para a saúde em geral. O ministério da Saúde brasileiro, por exemplo, tem como pauta a diminuição do consumo de refrigerante como forma de combater a obesidade infantil, com metas estipuladas pelo evento Década das Ações das Nações Unidas para nutrição. “A nossa cultura já vem se adaptando às novas realizadas e a conscientização dos pais não permitem mais a ingestão desses produtos,” completa Heloísa.
O refrigerante é a única bebida nociva para a saúde bucal?
Como ressalta a profissional, “tudo que não está em equilíbrio é prejudicial”. O refrigerante não é a única bebida que causa problemas para a saúde bucal. O consumo exagerado de sucos ácidos, por exemplo, também pode levar ao desgaste do esmalte dos dentes. Fora os sucos industrializados, com sua alta quantidade de açúcar na mistura, são extremamente maléficos para a saúde do indivíduo. Fique atento e preserve a saúde dos seus dentes!