Tem como sarar o herpes labial no começo? Saiba como amenizar os sintomas no início
Para sarar herpes labial no começo, é indicado usar hidratante labial e também uma pomada para amenizar os sintomas
Para sarar herpes labial no começo, é indicado usar hidratante labial e também uma pomada para amenizar os sintomas

Publicador de Conteúdos e Mídias

Tem como sarar o herpes labial no começo?

Para curar o herpes labial no começo, o mais indicado é usar hidratante, não fazer muita força na escovação e recorrer a uma pomada para herpes labial.

31/08/2022

Compartilhar em suas redes

Publicador de Conteúdos e Mídias

Coceira, vermelhidão, ardência e surgimento de bolhas nos lábios são sintomas bem característicos de herpes labial. Causado pelo herpes simplex virus (HSV), esse problema bucal é bastante comum e pode se manifestar por até 15 dias, causando bastante desconforto. Mas, será que tem como sarar o herpes ainda no começo, antes de o quadro piorar? Para responder essa pergunta, o Sorrisologia conversou com o cirurgião-dentista Edson Rodrigues, mestre em Estomatologia e Diagnóstico Bucal, que deu ótimas dicas para tratar o herpes labial ainda no início. Confira!

Como tratar herpes labial no início: use hidratante e tome cuidado com a escovação

De acordo com o especialista, ao sentir o início da manifestação do herpes, é importante ter atenção com os lábios e também com a higiene bucal para evitar que os sintomas progridam. “Quando o paciente detectar o início de um quadro de herpes, o ideal é utilizar um hidratante labial ou algum produto que não deixe os lábios ressecados a ponto de piorar as feridas. Na parte interna, também é recomendável tomar cuidado durante a escovação para não traumatizar ou piorar qualquer lesão ocasionada pelo herpes”, orienta.

Recorra à pomada para herpes labial

Outra dica importante é aplicar o quanto antes um remédio para herpes labial. De acordo com o Dr. Rodrigues, existem pomadas que bloqueiam os mecanismos de multiplicação do vírus Herpes simplex, o que ajuda a reduzir o tempo e a gravidade dos sintomas. Ainda assim, caso o medicamento não seja suficiente, é indicado realizar um tratamento de consultório para amenizar o quadro.

“Tendo em vista que o paciente vai apresentar o sintoma de herpes, o ideal é começar o quanto antes a utilização do aciclovir, uma pomada de uso tópico que ajuda bastante. Também é indicado fazer laserterapia de baixa potência, que também promove analgesia e um efeito anti-inflamatório que vai ajudar na cicatrização”, esclarece o dentista.

Vá ao dentista em casos mais complexos de herpes

Por ser um problema recorrente e, na maioria das vezes, mais simples (desencadeando apenas sintomas nos lábios), o herpes labial não precisa ser tratado sempre em consultório. De acordo com o especialista, o recomendado é ir ao dentista quando ocorrer a primeira manifestação da ferida para que seja feito o diagnóstico correto. O dentista deve identificar o nível da lesão e também indicar o medicamento ideal para cada caso. Em quadros mais graves, em que a lesão se estende por uma região maior, costuma ser necessário realizar tratamentos com o auxílio de laser odontológico.

“Uma vez que entra em contato com o organismo, o vírus pode ficar muitos anos inoculado, só esperando uma queda da nossa imunidade para se manifestar. Dependendo do caso, ele pode acometer somente a cavidade oral ou uma região maior do nosso organismo. Nesses casos mais complexos, é ideal sim que o paciente procure uma ajuda profissional. Mas, em casos menores, isso geralmente está associado  a quadros de estresse, ansiedade e queda de imunidade, sendo algo mais recorrente”, explica o profissional. 

Higienização bucal ajuda a prevenir ou amenizar o quadro de herpes labial

Você sabia que manter uma boa rotina de higiene bucal também faz diferença? Para evitar que o herpes progrida, de acordo com o Dr. Rodrigues, é muito importante limpar os espaços interdentais, usar a escova, o creme dental e o enxaguante recomendados pelo dentista.

“Nos períodos em que o paciente estiver com herpes ou feridas na região da mucosa labial, é muito importante lembrar-se de realizar a higiene bucal de maneira adequada. É importante utilizar escovas com cerdas macias para evitar traumatizar mais o local. Escove os dentes normalmente, 3 vezes ao dia, utilizando sempre fio dental e enxaguante bucal para que não haja nenhum problema causado por infecção”, finaliza. 

Mais Recentes

Publicador de Conteúdos e Mídias