Qual o melhor tratamento para herpes bucal?
O tratamento da herpes bucal pode ser feito com medicamentos orais ou de uso tópico
O tratamento da herpes bucal pode ser feito com medicamentos orais ou de uso tópico

Publicador de Conteúdos e Mídias

Qual o melhor tratamento para herpes bucal?

Herpes bucal é uma infecção contagiosa causada pelo vírus herpes simplex (HSV). Ela pode ser tratada com medicamentos orais ou de uso tópico

31/03/2022

Compartilhar em suas redes

Publicador de Conteúdos e Mídias

O herpes bucal é uma infecção contagiosa causada por um vírus chamado herpes simplex (HSV). O tratamento da doença tem como objetivo aliviar o desconforto dos sintomas, que incluem dor, sensação de queimação e formação de bolhas e úlceras na região da boca. O ideal é passar por uma avaliação individualizada para saber como tratar o herpes labial. Segundo a cirurgiã-dentista Luane Alves, o medicamento escolhido “pode ser oral ou tópico, a depender de cada caso”. Confira mais orientações da especialista a seguir! 

O que é herpes bucal e quais são os principais sintomas?

O herpes bucal é uma infecção que atinge milhares de pessoas ao redor do mundo. “O primeiro contato do indivíduo com o vírus herpes simplex (HSV), geralmente, ocorre na infância, sendo caracterizado como infecção primária. Os seus sintomas são febre, mal estar, lesões na língua, bochechas, palato, gengiva e lábios, dificuldade de engolir e diminuição da ingestão de alimentos. Esse quadro pode durar de 10 a 14 dias”, alerta a Dra. Luane. 

“Após a infecção primária, anticorpos neutralizantes para HSV são detectados no soro dos indivíduos infectados. Os indivíduos soropositivos desenvolvem lesões recorrentes. Estes sintomas da herpes bucal são, inicialmente, um formigamento labial, podendo ser acompanhado de prurido da região, sensação de queimação e lábios doloridos. Posteriormente, bolhas que se rompem e formam úlceras”, destaca. 

Herpes tem cura? Entenda se é possível eliminar a infecção

Indivíduos infectados com o vírus do herpes simples podem conviver bem com a condição. No entanto, a doença não pode ser tratada e eliminada por completo. “O herpes bucal não tem cura. O vírus HSV tem a capacidade de recorrer periodicamente, em situações em que o indivíduo apresenta queda de sua imunidade e, com isso, ocorre uma reativação da infecção latente. Sendo assim, o tratamento, que é realizado com antivirais, é feito somente para diminuir o desconforto gerado pelas lesões”, esclarece a cirurgiã-dentista. 

Herpes labial: tratamento pode incluir medicamentos de uso oral e tópico

O tratamento do herpes na boca deve ser definido por um profissional de saúde após consulta individualizada. De acordo com a Dra. Luane, “o diagnóstico das lesões de herpes bucal é clínico e realizado pelo cirurgião-dentista em uma avaliação física”. Seguindo esse passo, caberá ao especialista definir a melhor estratégia para combater os desconfortos da infecção. Entre as principais alternativas de remédio para herpes labial, estão aqueles de uso tópico e oral. 

“Para tratar a ferida da herpes, pode ser tópico, em creme. Mas, se estiver mais crônico, conforme a frequência da pessoa estar tendo as feridas, iniciamos um tratamento oral. Este tratamento é feito com remédio antiviral e o seu tempo de duração é muito individual, dependendo do caso específico do paciente. Importante lembrar que só será tratado o sintoma, pois não há cura para a herpes”, orienta. 

Redação: Dóris Marinho

Mais Recentes

Publicador de Conteúdos e Mídias