12.01.2021

Como eliminar o tártaro: a escova de dentes elétrica ajuda nesse tratamento?

Você sabia que a escova de dentes elétrica pode evitar a formação de tártaro? Saiba como o acessório contribui para sua higiene bucal
Você sabia que a escova de dentes elétrica pode evitar a formação de tártaro? Saiba como o acessório contribui para sua higiene bucal

Embora seja um problema silencioso, o tártaro é um verdadeiro inimigo da saúde bucal e pode resultar em uma série de incômodos, como gengivite e periodontite. Além disso, a placa bacteriana endurecida pode provocar aquela coloração amarelada nos dentes, o que compromete a estética do seu sorriso. A boa notícia é que existem algumas ferramentas que podem ajudar no tratamento de tártaro. A escova de dentes elétrica, por exemplo, é a principal delas. Para entender mais sobre o assunto, conversamos com a dentista Rhianna Barreto que revelou como eliminar o tártaro com ajuda da escova de dentes elétrica. Veja só!

Como o tártaro se forma?

De maneira geral, o tártaro nada mais é do que o acúmulo de bactérias no dente que não são removidas por completo. “O tártaro se forma através do acúmulo de placa bacteriana associado aos compostos salivares”, afirma Drª Rhianna. O quadro surge devido à falta de uma boa higienização oral, podendo se formar depois de quatro a seis meses sem a realização de cuidados. Quando não removido, o tártaro pode resultar em problemas bucais ainda maiores, como gengivite e periodontite. Por isso, é importante ter em mente que a limpeza dos dentes em casa e no consultório (profilaxia dentária) é fundamental.

Tratamento de tártaro: entenda como funciona

Embora exista uma série de remédios caseiros para tártaro, Rhianna adianta: o melhor tratamento para o quadro é a raspagem. Isso porque o tártaro se trata de uma placa bacteriana calcificada e aderida ao dente, o que faz com que a limpeza dos dentes feita em casa não seja suficiente para remover todo o resíduo.

No entanto, vale lembrar que o procedimento da raspagem pode variar de acordo com o tipo de tártaro. “Pode ser realizada raspagem supra e subgengival, jato de bicarbonato, profilaxia dentária e aplicação de flúor”, revela a especialista. Por esse motivo, é importante consultar o seu dentista de confiança antes de investir em qualquer procedimento.

É verdade que a escova de dente elétrica ajuda no tratamento de tártaro?

Sim. De acordo com a profissional, a escova de dentes elétrica é uma grande aliada quando o assunto é prevenir o surgimento de tártaro nos dentes. “O modelo ajuda remover a placa bacteriana que se acumula nos dentes, evitando a formação do tártaro”, conta. Diferente do modelo tradicional, a escova de dente elétrica tem como principal vantagem o controle efetivo da placa bacteriana pela sua facilidade de uso e movimentos de rotações, o que faz com que alcance as regiões que a escova normal não é capaz de higienizar. Ainda assim, vale lembrar que uma vez que o tártaro se forma, apenas um dentista especializado é capaz de removê-lo por completo.

Como usar a escova de dente elétrica?

Se você está pensando em aderir a escova de dentes elétrica, é importante ter em mente que alguns cuidados são necessários para garantir uma boa limpeza. "Realizar a higiene oral após todas as refeições com movimentos circulares nos dentes durante 5 minutos em cada área", aconselha. Para ajudar a controlar isso, as escovas elétricas contam com um recurso incrível: o temporizador. Com ele, o paciente consegue medir o tempo de escovação em cada região da boca.

Este artigo tem a contribuição do especialista:
Rhianna Barreto - Cirurgiã-Dentista
Rio de Janeiro - RJ
CRO-RJ:37448


TODAS AS MATÉRIAS: saúde bucal