08.12.2020

Controle do tempo: entenda a importância de escovar os dentes com a escova elétrica em 2 minutos

A escova de dentes elétrica é capaz de garantir uma higiene bucal mais eficaz e no tempo exato. Saiba mais como funciona!
A escova de dentes elétrica é capaz de garantir uma higiene bucal mais eficaz e no tempo exato. Saiba mais como funciona!

Não é novidade que manter a higiene bucal em dia é uma das principais formas de garantir a saúde e a estética do seu sorriso. Ainda assim, é comum que surjam uma série de dúvidas na hora de realizar a limpeza dos dentes. O tempo de duração da escovação, por exemplo, é a principal entre elas. Nesse caso, o uso da escova de dentes elétrica pode ser a solução dos seus problemas, já que a ferramenta oferece o tempo exato para realizar essa tarefa. Para entender melhor o assunto, o Sorrisologia conversou com o dentista Leonardo Costa que revelou as vantagens desse modelo para a sua higiene bucal. Confira!

Quanto tempo deve levar a higiene bucal?

Quando o assunto é a higiene bucal, uma das principais dúvidas entre os pacientes é sempre a mesma: por quanto tempo devemos escovar os dentes? Geralmente, o tempo ideal de escovação é de dois minutos, dedicando 30 segundos a cada quadrante da arcada dentária. No entanto, Leonardo alerta: o uso de fio dental e enxaguante bucal podem influenciar nesse período. “O tempo recomendado é o tempo necessário para que a pessoa utilize o fio dental em todos os dentes, realize a escovação dental e a higiene da língua”, afirma. Por isso, o tempo de escovação pode variar bastante de um paciente para outro. O importante é não pular nenhuma etapa e garantir a limpeza de toda a boca. Sendo assim, não tenha pressa!

A escova de dentes elétrica pode ajudar a controlar o tempo de limpeza

Dois minutos de escovação pode até parecer pouco, mas com o uso da escova de dentes elétrica esse curto período pode ser suficiente para garantir uma limpeza eficaz. Isso porque, diferente da escova tradicional, o modelo elétrico é capaz de realizar diversos movimentos por segundo, o que favorece a higiene bucal. Além disso, a ferramenta conta com cerdas macias que removem até 100% da placa bacteriana e limpam profundamente entre os dentes, evitando doenças causadas pelo acúmulo da placa bacteriana, como a gengivite e a periodontite.

Fio dental e enxaguante também devem ser usados para garantir a higiene bucal

Embora o tempo de escovação seja importante para manter a higiene bucal, existem outros fatores que também podem influenciar na saúde do seu sorriso. O uso do enxaguante bucal, por exemplo, é o principal deles. “Existem diferentes substâncias para o bochecho, normalmente é recomendado o uso por 1 minuto”, aconselha o profissional. Apesar de não substituir uma boa escovação, o produto traz diversos benefícios para sua saúde bucal, já que previne o surgimento de cáries e outras doenças.

Além deste, o fio dental também é outra ferramenta que deve fazer parte da sua rotina. Com a função de limpar os cantinhos mais difíceis que a escova não alcança, como a área entre os dentes e a linha da gengiva, ele é tão importante quanto a escova de dentes.

Este artigo contou com a participação de:
Leonardo Costa
CRO-BA: 5935
Especialista em Implantodontia (BAHIANA) e em Periodontia (BO-BA)


TODAS AS MATÉRIAS: higiene bucal