Só a raspagem soluciona o tártaro? Veja como tratar esse quadro
As placas bacterianas são camadas que se formam na superfície dos dentes ou aparelhos ortodônticos. Elas se formam a partir do encontro de microrganismos e dos restos de alimentos que ficam na boca. O acúmulo dessa placa pode causar diversos problemas bucais. Entre eles, o tártaro.&
Compartilhar em suas redes
As placas bacterianas são camadas que se formam na superfície dos dentes ou aparelhos ortodônticos. Elas surgem a partir do encontro de microrganismos e dos restos de alimentos que ficam na boca. O acúmulo dessa placa pode causar diversos problemas bucais. Entre eles, o tártaro. Quando ainda é apenas a placa bacteriana, uma boa escovação com uso de fio dental é o suficiente para dar fim ao problema.
Quando acumulada e endurecida, a situação se complica. Isso porque o tártaro só pode ser retirado com a ajuda de um dentista, com instrumentos especiais para isso numa espécie de raspagem. Esse procedimento busca alisar a superfície dentária e é um nível acima da limpeza, ou profilaxia. Mas somente a raspagem pode eliminar o tártaro? O ortodontista Sérgio Casarim explica se existem tratamentos alternativos para isso.
Tártaro só na cadeira do dentista
Primeiramente, é importante compreender o que é o tártaro. Segundo a definição do profissional, é a formação de placas rígidas e aderidas aos dentes. "Vários fatores estão relacionados ao aparecimento do tártaro, como a falta de higiene adequada, a composição da saliva, medicamentos, entre outros fatores", destaca ele. A melhor maneira de eliminar o tártaro é através de raspagem, que é completamente eficaz. “Como o tártaro é uma placa dura e firmemente aderida ao dente, a escovação por si só não consegue removê-lo”, explica Sérgio. Junto da raspagem ainda é fundamental que o paciente adote uma nova rotina de higienização bucal. Escovar os dentes e passar o fio dental são hábitos obrigatórios, todos os dias. Junto a isso, o profissional recomenda outras atitudes. “Consumo adequado de água, e uma análise da saliva podem contribuir para evitar o surgimento do tártaro”, indica.
O que fazer depois da raspagem?
Após a raspagem, o paciente deve se conscientizar para melhorar sua saúde bucal. A escovação deve ser feita diariamente, 30 minutos depois de qualquer alimentação. O fio dental também ajuda na remoção completa da placa bacteriana, evitando o acúmulo dessa. Além disso, visite seu dentista de 6 em 6 meses para, se preciso, complementar essa higienização com a limpeza profissional. Esse procedimento elimina o acúmulo de placa e evita o surgimento de tártaro no futuro.
Se tiver mais dúvidas, não esqueça de consultar um dentista. Somente o profissional pode fazer recomendações aprofundadas, já que ele poderá analisar o caso específico. Tudo é importante na hora de ter um sorriso limpo e saudável!
Este artigo tem a contribuição do especialista:
Sérgio Henrique Casarim Fernandes - Ortodontia e Ortopedia Facial
Juiz de Fora - MG
CRO-MG: 15649