Clareamento dental caseiro: o que não comer durante o tratamento?
Durante o clareamento dental caseiro, não é indicado consumir café, chás, refrigerantes, vinho tinto e outros alimentos ácidos ou ricos em corantes.
Compartilhar em suas redes
Durante o clareamento dental caseiro, feito geralmente com uma moldeira odontológica e gel clareador, é fundamental tomar uma série de cuidados, sabia? Redobrar a atenção com a higiene bucal e utilizar os produtos prescritos pelo dentista, por exemplo, são medidas básicas. Mas, você sabia que os hábitos alimentares também afetam o resultado desse tipo de tratamento? O Sorrisologia preparou uma matéria falando sobre os principais alimentos que devem ser evitados durante e após o clareamento caseiro. Confira!
Clareamento dental: o que evitar comer durante o tratamento
De acordo com um estudo de clareamento dental publicado na Revista Saúde e Pesquisa, existem cuidados específicos que devem ser tomados no decorrer de todo o tratamento e, especialmente, nas primeiras 24 horas após a sessão de clareamento.
Alguns dentistas, por exemplo, recomendam bochechos diários com substâncias fluoretadas para fortalecer o esmalte e a dentina (camadas mais superficiais do dente). Essa medida pode ser importante para prevenir quadros de sensibilidade, dores e até possíveis casos de erosão/desgaste dos dentes.
Ao iniciar o clareamento dental caseiro, que pode durar de 2 a 4 semanas, o paciente deve utilizar os produtos de higiene recomendados pelo dentista (possivelmente um creme dental para sensibilidade) e, de preferência, evitar o consumo dos seguintes produtos:
- Alimentos ricos em corantes, como chocolates e molhos vermelhos;
- Alimentos ácidos e com muito açúcar;
- Bebidas como café, chás e refrigerantes à base de cola;
- Vinho tinto;
- Cigarros.
É importante destacar que, do início ao fim do tratamento, os dentes ficam mais permeáveis e suscetíveis à impregnação de cores - isto é, mais vulneráveis ao surgimento de manchas. Por isso, fazer restrições alimentares é fundamental para que o resultado seja alcançado e mantido. Além disso, evitar alimentos ácidos e ricos em corantes protege o dente contra o desgaste e previne a sensibilidade no longo prazo. Converse com o seu dentista para não errar durante o clareamento, ok?
Que outros cuidados tomar durante e após clareamento dental?
Para prevenir problemas durante o clareamento dental caseiro, o mais importante é seguir à risca todas as instruções do seu dentista. Não é recomendado, por exemplo, deixar o gel clareador agir nos dentes por mais tempo que o indicado, pois isso pode resultar em quadros graves de erosão e sensibilidade.
Também é importante utilizar uma escova de cerdas macias, uma pasta de dente com flúor (possivelmente para dentes sensíveis) e, se necessário, um enxaguante bucal específico, recomendado pelo especialista. Lembre-se, inclusive, de não fazer muita força durante a escovação e evite colutórios coloridos que podem manchar os dentes