04.08.2022

Clareamento dental: deixar o produto agir mais tempo aumenta a eficácia? Quais são os riscos de prolongar o uso da moldeira de clareamento?

Usar o gel clareador dental por mais tempo que o recomendado não aumenta a eficácia do tratamento e ainda pode causar sensibilidade nos dentes e queimaduras na gengiva
Usar o gel clareador dental por mais tempo que o recomendado não aumenta a eficácia do tratamento e ainda pode causar sensibilidade nos dentes e queimaduras na gengiva

Durante o clareamento dental caseiro, seguir as orientações do dentista é fundamental para garantir um bom resultado e evitar problemas bucais. Mas, será que faz diferença usar mais gel clareador dental que o indicado? Deixar o produto agir por mais tempo, por exemplo, aumenta a eficácia do tratamento? Por quanto tempo é recomendado deixar a moldeira de clareamento? Para responder essas questões, o Sorrisologia conversou com o cirurgião-dentista Edson Rodrigues, que falou mais sobre como realizar o clareamento caseiro de forma adequada. Confira!

Afinal, vale a pena deixar o gel clareador agir por mais tempo?

De acordo com o cirurgião-dentista Edson Rodrigues, utilizar a moldeira com o clareador dental caseiro por muito tempo, contrariando as orientações do profissional especializado, pode ser bem arriscado. “Deixar o gel clareador agir por mais tempo que o recomendado não vai melhorar o resultado.  Na verdade, isso é contraindicado, porque o excesso pode significar um risco,  seja pela frequência ou pelo tempo de uso. O paciente que deixa o gel em contato com os dentes por muito tempo pode desenvolver uma sensibilidade muito grande e sofrer com queimaduras na gengiva”, explica.  

No fim das contas, de acordo com o especialista, deixar o gel clareador por mais tempo não traz nenhum benefício e pode ser ainda mais prejudicial para quem já tem tendência a desenvolver sensibilidade e outros problemas nos dentes. “O ácido (peróxido de carbamida, utilizado no clareamento dental caseiro) acaba, muitas vezes, causando essas queimaduras e também a desidratação dos dentes, o que consequentemente vai causar um maior desconforto e sensibilidade durante o tratamento, sem haver nenhum ganho estético”, complementa o especialista.

Tempo de uso do gel clareador dental depende do tipo de ácido 

Geralmente, o recomendado é aplicar pequenas quantidades de gel na moldeira - apenas uma gota costuma bastar. Além disso, deve-se seguir à risca o tempo indicado de uso e retornar ao dentista para fazer o devido acompanhamento do tratamento. “Com relação ao tempo de uso, depende da concentração do gel que o paciente vai usar. O importante é seguir de acordo com a concentração que o dentista recomendou. Normalmente, isso varia entre 2 e 4 horas por dia em um período de aproximadamente 3 ou 4 semanas”, afirma o Dr. Rodrigues.

De acordo com o dentista, dormir utilizando a moldeira de clareamento é outro erro que não pode ser cometido. Pacientes que usam o gel clareador em excesso durante a noite podem, sem querer, acabar ingerindo o produto, o que pode resultar em problemas maiores. “O paciente acaba ingerindo esse ácido que, muitas vezes, pode causar úlceras estomacais e outros problemas gástricos, como gastrite. Por isso, também não é bom deixar muito tempo”, orienta o profissional.

Para que o clareamento dental dure mais, é importante tomar cuidados com a alimentação e higiene

Embora o efeito do clareamento dental possa durar até dois anos, é difícil saber ao certo por quanto tempo os dentes ficam mais brancos. De acordo com o Dr. Rodrigues, os hábitos alimentares e de higiene do paciente são determinantes para garantir uma boa duração do tratamento. Por isso, é muito importante ter uma boa rotina de higiene bucal - usar fio dental, uma escova macia e creme dental apropriado - e ainda fazer consultas de manutenção com o dentista ao menos a cada 6 meses.

“Após o fim do clareamento, não é possível precisar quanto tempo o efeito vai durar. Isso porque o clareamento limpa o dente. Os seus dentes, muitas vezes, não vão chegar ao mesmo tom que os de outros pacientes, pois cada pessoa tem um tom específico. Esse clareamento vai durar mais ou menos tempo de acordo com os hábitos que cada um tem. Então, se você fuma, toma muito café ou tem o costume de ingerir alimentos com muito corante, consequentemente o seu clareamento vai durar menos tempo”, finaliza o especialista.


Tags:

higiene bucal escova de dente saúde bucal dentes brancos fio dental clareamento dental creme dental dentista

Publicador de Conteúdos e Mídias

TODAS AS MATÉRIAS: higiene bucal