Alívio Rápido: Como Tratar Afta na língua em poucos dias
Médica examinando a boca de uma paciente em um consultório
Médica examinando a boca de uma paciente em um consultório

Publicador de Conteúdos e Mídias

Saiba como aliviar rapidamente as dores de afta na língua

Sofrendo com afta na língua? Descubra como tratar e aliviar a dor rapidamente. Clique e aprenda mais agora!

29/12/2022

Compartilhar em suas redes

Publicador de Conteúdos e Mídias

Se existe um incômodo que seja difícil de suportar, esse é o da afta na língua. E sua ocorrência costuma causar dores no local, ardência, dificuldade na fala e na mastigação. Mesmo que ainda as causas da afta sejam desconhecidas, é importante entender como elas aparecem e principalmente, como aliviar o incômodo o mais rápido possível. 

A língua é uma órgão do corpo humano responsável pela sensação do paladar, desempenhando um papel essencial na articulação das palavras e peça importante na deglutição de alimentos. Além do mais, ela serve também como um indicador de saúde, pois sua aparência e condição reflete o estado geral do nosso organismo. Por isso, quando uma afta na língua aparece, é bom prestar atenção. Coloração e tamanho são indicativos do tipo de afta e é possível identificar sinais que podem indicar outras condições. 

Por exemplo, você sabia que as aftas herpetiformes (pequenas e irregulares) são as que mais aparecem na ponta da língua? Elas precisam ser tratadas o quanto antes para que a ferida não se intensifique. Para explicar melhor o assunto, o Sorrisologia preparou uma matéria falando sobre as principais causas desse tipo de lesão e também dicas de como curar a afta na língua o mais rápido possível. 

Continue lendo para entender melhor! 

O Que Causa A Afta Na língua? 

O surgimento da afta na língua pode variar, sendo a forma mais comum a afta individual e em certos casos, várias aftas podem aparecer ao mesmo tempo. 

De acordo com o Ministério da Saúde, existem diferentes fatores que podem originar a afta na língua. Os principais são: 

  • Fatores Imunológicos: o estudo aponta que níveis aumentados de imunoglobulinas, como IgG, IgA e IgE (sintoma que aponta uma reação alérgica) podem influenciar no surgimento da afta;
  • Questões Emocionais: aftas recorrentes também podem estar ligadas a fatores emocionais. Pesquisas comprovam que a saliva de pacientes acometidos pela estomatite aftosa recorrente tem concentrações significativamente maiores de cortisol (hormônio do estresse);
  • Mudanças Hormonais nos Ciclos da Mulher: nas mulheres, as aftas na língua aparecem com mais frequência durante a menstruação e menopausa. Também durante a gravidez, devido ao aumento dos níveis de estrogênio e progesterona, podem causar o aparecimento das aftas na boca. 
  • Predisposição Genética: estudos sugerem que alguns genes podem estar associados ao aparecimento de aftas. 
  • Lesões: traumas causados por mordidas, uso de aparelho e falta de cuidado durante a escovação são causas comuns das aftas na língua;
  • Deficiências Nutricionais e Alimentação Inadequada: o estudo aponta que carências de vitaminas A, B9, B12, C, E e ferro podem estar associadas a episódios de aftas. Alguns alimentos consumidos em excesso, como leite de vaca, chocolate, queijo, crustáceos, café, cereais, farinha, nozes, alimentos ácidos, picantes e casca de tomate também contribuem para quadros de aftas recorrentes.

O Que É Bom Para Afta Na Língua?
Se você sentiu que apareceu uma afta na língua, não se preocupe. O tratamento se resume em combater os sintomas para evitar o avanço do problema. Como a ferida costuma arder e doer, principalmente quando entra em contato com substâncias ácidas, o ideal é apostar em uma higiene bucal mais cuidadosa. 

De acordo com a Odontopediatria da Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto (Forp) da USP, Maya Fernanda Manfrin Arnez, as aftas na língua costumam desaparecer em um período entre 7 a 14 dias. Além disso, é possível, com a prescrição de um médico ou dentista, o uso de pomadas para afta ou analgésicos. 

É Possível Aliviar A Dor Da Afta Na Língua Em Casa? 

Em casa, é possível aliviar o desconforto da afta na língua utilizando enxaguantes bucais específicos sem álcool, trocar a escova de dente para uma com cerdas mais macias e não utilizar muita força na escovação. O recomendado é você consultar um profissional e ele irá indicar as melhores formas de aliviar a dor da afta. 

Como Prevenir Afta Na Língua 

Manter a região sempre limpa e higienizada é o primeiro passo para prevenir que as aftas apareçam. Escovar a língua durante a escovação, além de combater o mau hálito e o acúmulo da placa bacteriana, é fundamental para não formar a camada branca, chamada de saburra língual, que pode se alojar na língua. A limpeza da língua pode ser feita com as próprias cerdas da escova de dente, com a parte traseira da escova ou também com um limpador e raspador de língua. 

Em alguns casos, enxaguantes bucais antimicrobianos podem auxiliar na prevenção de infecções e ajudar no processo de cicatrização das aftas. Nesse caso, é importante seguir a orientação médica recomendada pelo profissional. 

A prevenção da afta na língua pode começar com uma dieta balanceada, evitar alimentos que possam irritar a região, o controle do estresse, são boas estratégias para reduzir a frequência e a gravidade das aftas na língua. 

Não deixe de consultar seu médico ou dentista de confiança. Relatar a incidência das aftas é importante para descartar outras condições mais sérias. 

Artigo Atualizado: 03/06/2024

Mais Recentes

Publicador de Conteúdos e Mídias