Sensibilidade nos dentes durante a gravidez é normal?
A sensibilidade nos dentes na gravidez pode ser causada pela instabilidade hormonal (que afeta o equilíbrio das bactérias bucais) e por hábitos alimentares
A sensibilidade nos dentes na gravidez pode ser causada pela instabilidade hormonal (que afeta o equilíbrio das bactérias bucais) e por hábitos alimentares

Publicador de Conteúdos e Mídias

Sensibilidade nos dentes durante a gravidez é normal?

A sensibilidade nos dentes na gravidez é um problema comum, que pode ser ocasionada pela instabilidade hormonal e também pelo consumo de babidas muito quentes ou frias.

23/05/2022

Compartilhar em suas redes

Publicador de Conteúdos e Mídias

Sentir dor de dente na gravidez é mais comum do que parece, sabia? Natural dessa fase, a instabilidade hormonal pode afetar o organismo como um todo, inclusive a saúde da boca. Por isso, contar com o acompanhamento de um dentista e tomar uma série de cuidados é muito importante. Para saber mais sobre o assunto, o Sorrisologia conversou com a dentista Patrícia Almeida, que esclareceu se é normal (ou não) ter sensibilidade nos dentes durante a gravidez e deu dicas para preservar a saúde bucal nessa fase. Dá uma olhada!

Sensibilidade nos dentes na gravidez: quais são as causas?

De acordo com a dentista Patrícia Almeida, é relativamente comum que grávidas apresentem sensibilidade nos dentes - o que pode causar dor, desconforto ao mastigar, ao escovar os dentes e sensação de pontadas, por exemplo. “São várias as causas. Os hormônios afetam o equilíbrio das bactérias e isso pode levar a uma doença periodontal, deixando os dentes e gengiva sensíveis. Na gravidez, o fluxo sanguíneo também aumenta, o que pode deixar os dentes mais sensíveis ao toque. A ingestão de comida e bebida quente ou fria também pode desencadear essa sensibilidade”, explica a profissional. 

Como tratar sensibilidade nos dentes na gravidez?

Durante a gravidez, é importante que os cuidados com a higiene bucal sejam redobrados. De acordo com a dentista, a melhor forma de combater a sensibilidade dental, de modo seguro e sem muito esforço, é adequar a escovação à rotina da grávida. “Manter acompanhamento com o dentista, escovar os dentes (mesmo que em horários alternados, por conta do enjoo), usar fio-dental e enxaguante bucal. Evitar alimentos que desencadeiam sensibilidade”, recomenda a especialista. 

Nessa lista de alimentos que devem ser evitados, é válido destacar os principais: refrigerantes, sucos cítricos, café (em excesso), alimentos duros, com muito açúcar ou muito gelados e quentes. Ao ter um cuidado maior com a alimentação, é possível evitar o desgaste dentário e, consequentemente, prevenir uma série de problemas bucais

Utilize escova com cerdas macias e creme dental para dentes sensíveis

Você sabia que escolher o tipo de escova de dentes certo também é importante? De acordo com a Dra. Almeida, escovas com cerdas muito duras podem desgastar o esmalte dos dentes e machucar a gengiva. Por isso, inclusive, não colocar muita força na escovação é outra dica bem importante. “Use uma escova macia. Outra sugestão é anotar o que causa a sua sensibilidade e contar para o dentista. Ter um creme dental para dentes sensíveis também vai ajudar nesse período”, finaliza a profissional. A pasta dental para sensibilidade, para quem não sabe, ajuda bastante a amenizar a dor e o desconforto. Ela protege os túbulos dentinários (que atravessam a dentina) de agentes externos e atua nas terminações nervosas. Por isso, de acordo com a dentista, essa pasta pode ser bastante benéfica durante a gravidez.

Publicador de Conteúdos e Mídias

Publicidade
Mais Recentes

Publicador de Conteúdos e Mídias