09.03.2021

Dor de dente na gravidez: é comum? Como tratar? Quais remédios e procedimentos a gestante pode fazer?

A dor de dente durante a gravidez é bastante comum e pode estar relacionado à diversos fatores. Saiba o que alivia dor de dente nesse período!
A dor de dente durante a gravidez é bastante comum e pode estar relacionado à diversos fatores. Saiba o que alivia dor de dente nesse período!

Engana-se quem pensa que lidar com dor de dente intensa durante a gravidez é uma situação incomum. Na verdade, o incômodo costuma surgir durante esse período devido às alterações hormonais causadas pela gestação, o que pode aumentar o risco de complicações obstétricas, dificuldades na alimentação e influenciar em sua qualidade de vida. Por esse motivo, é importante estar por dentro de como curar dor de dente e quais os procedimentos mais indicados para gestantes. Pensando nisso, conversamos com a dentista Caroline Malavasi para esclarecer as principais dúvidas para as mamães de primeira viagem e garantir dicas sobre o que é bom para dor de dente.

Afinal, é normal ter dor de dente intensa durante a gravidez?

De acordo com a dentista, a dor de dente é um quadro mais comum do que se imagina durante a gravidez. “Devido às grandes alterações hormonais que ocorrem durante a gestação, é normal observarmos uma inflamação, também chamada de gengivite gravídica”, afirma a Dra. Caroline.

Nesse caso, a melhor maneira de evitar o avanço para uma dor de dente intensa e até mesmo uma doença gengival, é redobrando os cuidados com a higiene bucal. “A grávida pode utilizar um enxaguante bucal antimicrobiano sem álcool e consultar seu dentista para realizar a profilaxia dentária frequentemente, evitando o acúmulo de placa bacteriana e tártaro que podem irritar a gengiva e gerar muita dor de dente”, aconselha.

Saiba o que alivia dor de dente durante a gestação

Durante a gravidez, a automedicação pode ter consequências ainda mais graves. Por isso, Caroline adianta: a melhor maneira de resolver a dor de dente intensa é consultando um profissional. “Como as causas podem ser diversas, é difícil afirmar o que é bom para dor de dente sem avaliar a paciente presencialmente. No geral, recomendamos priorizar os procedimentos de urgência e o restante, podemos aguardar para depois da gestação”, conta a dentista.

Caso não seja possível ir imediatamente ao dentista, a gestante pode optar pelo uso de alguns remédios caseiros para aliviar a dor de dente. O cravo-da-índia, por exemplo, é um deles. Para surpresa de alguns, o cravo é bom para dor de dente devido a ação analgésica do eugenol, que ajuda no combate de infecções e de inflamações. Além disso, bochechos com água morna e sal e compressas de gelo também podem amenizar a dor de dente intensa. “Embora esses remédios caseiros não tenham a eficácia desejada, eles podem ser úteis para acalmar e atenuar a dor dentária de forma temporária”, ressalta.

Como se prevenir de uma dor de dente intensa na gravidez?

Quando um bebê está a caminho, todo cuidado é pouco para deixar o corpo bem saudável para receber o novo integrante da família. Nesse caso, o acompanhamento odontológico também é fundamental para prevenir a dor de dente e outras complicações durante a gravidez. “As visitas ao dentista devem fazer parte do pré-natal da gestante. Dessa forma, qualquer alteração que esteja acontecendo, como cáries, infiltrações, fraturas, inflamações, será observada precocemente.”, reforça a especialista.

Além disso, assim como acontece com as demais pessoas, a resposta para prevenir a dor de dente intensa está na realização de uma higiene bucal adequada, incluindo o uso de fio dental para garantir a limpeza dos locais onde a escova de dentes não é capaz de alcançar.

 

Este artigo tem a contribuição do especialista:
Caroline Malavasi - Especialista em Ortodontia e mestre em Dentística pela Universidade Federal Fluminense, com consultório na Barra da Tijuca (RJ)
Rio de Janeiro - RJ


TODAS AS MATÉRIAS: saúde bucal