Gengiva Inflamada: Causas e Tratamentos
Saiba as causas e tratamentos para gengiva inflamada. Proteja sua saúde bucal e evite problemas futuros. Leia mais agora!
Compartilhar em suas redes
Gengiva inflamada nem sempre indica gengivite. Então, antes que a condição escale até chegar na gengivite, vamos entender o que causa a inflamação gengival, formas de prevenção e possíveis tratamentos.
Sorrisologia onversou com a dentista Luciana Garcia que explica como prevenir e tratar a inflamação na gengiva ou gengivite de forma correta.
O Que é uma Gengiva Inflamada?
A gengiva é parte importante da arcada dentária. Quando inflama, os tecidos da região apresentam vermelhidão, inchaço e muita sensibilidade. As possíveis causas da gengiva inflamada podem ser:
acúmulo de placa bacteriana: é a principal causa da gengiva inflamada e da gengivite;
reações alérgicas: alimentos ou produtos de higiene bucal podem ser gatilho para inflamações gengiva;
infecções virais ou fúngicas: infecções que não sejam bacterianas podem deixar a gengiva inflamada;
condições sistêmicas: diabetes, estresse e alterações hormonais são condições sistêmicas que podem agravar a inflamação gengival;
uso de medicamentos: alguns medicamentos podem causar efeitos colaterais que resultam em gengivas inflamadas.
Como Tratar a Inflamação na Gengiva?
Não tem como fugir. Qualquer alteração na gengiva deve ser tratada por um dentista. Pode ser uma simples inflamação ou início de uma gengivite, o importante é seguir todas as orientações médicas para combater a inflamação. As abordagens que os dentistas podem destacar são:
escovação regular com escovas de cerdas macias e creme dental próprio para gengivas;
uso do fio dental diariamente para remover toda a placa bacteriana que fica entre os dentes e ao longo da gengiva;
enxaguante bucal antimicrobianos ajudam a combater a inflamação e a reduzir a placa bacteriana.
mudanças no estilo de vida com alimentação saudável e gerenciamento do estresse;
tratamento com medicamentos prescritos como antibióticos.
Quando a Gengiva Inflamada se Torna Gengivite?
Quando não tratada corretamente, a infecção na gengiva pode se tornar algo mais sério, podendo chegar ao quadro de gengivite. Sabemos que a condição é a inflamação do tecido gengival e geralmente é uma resposta ao acúmulo de placa bacteriana na cavidade bucal.
É importante destacar que em mulheres, principalmente no período de gravidez, o aumento hormonal é um fator de predisposição para o aparecimento da gengivite.
Para não agravar a situação, o ideal é prevenir com consultas regulares ao dentista. Porém, se você já apresentar os sinais de inflamação, como vermelhidão, inchaço, sangramento, mau hálito e dor, procure imediatamente um dentista. “Ao analisar esses sinais, junto com o grande depósito de placa bacteriana, o dentista irá diagnosticar e orientar sobre o melhor tratamento do quadro apresentado”, comenta Luciana.
Quais Sintomas Indicam da Gengivite?
Como colocamos acima, ao não tratar a inflamação gengival corretamente, a condição pode evoluir para o quadro de gengivite.
E os sintomas que indicam essa evolução são:
mau hálito persistente;
higiene bucal inadequada durante o tratamento da inflamação:
a inflamação pode ser temporária e leve, mas se os sintomas forem persistentes e não tratados, como inchaço, sangramento e vermelhidão, a condição pode ser diagnosticada como gengivite;
não controlar o diabetes, estresse e fazer uso cigarro e ingerir álcool durante o tratamento podem agravar a condição e torná-la mais grave.
Como Prevenir a Gengivite?
A prevenção do quadro de gengivite está associada à rotina de higiene bucal.
Vale lembrar que o uso de fio dental é indispensável no momento da limpeza. A dentista completa: “Se o paciente utilizar a escova de dente, o fio dental e o enxaguante de maneira correta, apenas com uma boa higiene será possível remover os depósitos bacterianos que futuramente permitiriam a inflamação gengival”, comentou.
Escovas De Dente Elétricas Ajudam No Combate à Gengivite?
As escovas de dente elétricas são ferramentas que proporcionam uma limpeza profissional e profunda na saúde bucal. Além disso, em comparação com as escovas manuais, a escova elétrica consegue combater em até 100% a placa bacteriana, que é a principal causa da gengivite.
Elas também facilitam a escovação, sendo capaz de limpar de forma suave sem ferir o tecido gengival.
Qual o Tratamento Indicado para Gengivite?
O tratamento indicado para gengivite é a remoção do acúmulo dos depósitos de placa bacteriana da superfície dentária. “O procedimento geralmente aplicado nesses casos é chamado de raspagem e profilaxia”, destaca Luciana.
A partir desses procedimentos, que consistem em uma limpeza mais profunda do que a feita em casa, o dentista também conseguirá remover áreas que podem está facilitando a acumulação da placa bacteriana como restaurações com excesso ou próteses mal adaptadas.
É recomendado que mesmo que o paciente não possua nenhuma doença relacionada à sua gengiva, a limpeza seja feita de seis em seis meses por um profissional de odontologia para a manutenção da higiene bucal.
Viu como dicas simples podem poupar você de uma grande dor de cabeça? Ao notar qualquer sinal de alteração na gengiva, consulte seu dentista.
Este artigo tem a contribuição do especialista:
Luciana Garcia - Ortodontista
Brasília - DF
CRO-DF 9267