20.05.2022

Toda inflamação na gengiva é gengivite?

A gengivite é o tipo de inflamação gengival mais comum, mas não pode ser considerada a única. Por isso, é importante consultar o dentista regularmente
A gengivite é o tipo de inflamação gengival mais comum, mas não pode ser considerada a única. Por isso, é importante consultar o dentista regularmente

Sentir a gengiva inflamada e dolorida pode ser comum para quem não tem bons hábitos de higiene bucal. Por isso, seguir as recomendações do seu dentista é tão importante, sabia? Quando esse tipo de problema surge, inclusive, é fundamental receber o diagnóstico correto para realizar o tratamento adequado. Será que toda inflamação na gengiva é gengivite, por exemplo? Quais são as principais causas desse quadro inflamatório? Para responder essas questões, o Sorrisologia conversou com a dentista Caroline Bittencourt, especialista em Periodontia, que falou mais sobre gengiva inflamada, suas causas e dicas para tratar. Confira!

Afinal, toda inflamação na gengiva é gengivite? 

Embora a gengivite seja um tipo de inflamação comum, ela não pode ser considerada a única. De acordo com a Dra. Bittencourt, esse quadro de gengiva inflamada tem causas específicas, mas existem outros fatores que podem gerar problemas, desencadeando sintomas de dor, inchaço e até presença de pus. 

A gengivite é a inflamação na gengiva mais comum. É oriunda do acúmulo de placa bacteriana na superfície dos dentes, causando uma reação inflamatória na região que circunda os mesmos. No entanto, existem várias etiologias para inflamações gengivais. Fístulas dentárias, traumas durante a alimentação, erupção dos dentes, entre outras, também podem causar um processo inflamatório nos tecidos gengivais”, explica a especialista.

Quais os principais tipos de inflamação na gengiva

De acordo com a dentista, é possível destacar dois problemas gengivais que são os mais relevantes e demandam certa atenção. Caso eles sejam recorrentes, inclusive, é válido procurar ajuda profissional e atentar a possíveis erros que você possa estar cometendo no dia a dia. “A gengivite e a periodontite são os principais tipos de inflamação na gengiva. Elas causam uma alteração na porção gengival que fica em contato com a placa bacteriana, podendo haver sangramento, vermelhidão, dor e inchaço na região afetada” destaca a profissional. 

Como tratar gengiva inflamada

Saber o que é bom para a gengiva inflamada é fundamental para evitar que o problema se acentue. De acordo com a especialista, ao sentir incômodo e até mesmo inchaço na gengiva, o primeiro passo é redobrar os cuidados com a escovação. “A inflamação regride com a higienização da região. Limpar é o primeiro passo. Muitas vezes, é necessário que seja realizada uma limpeza profissional, mas é muito importante que o paciente consiga manter a área livre de placa para que a inflamação não retorne”, destaca. Vale destacar, ainda, que optar pelo tipo correto de escova de dentes (com cerdas macias) ajuda a realizar uma limpeza mais eficiente sem agredir a gengiva.

Mesmo que a gengiva fique dolorida após a higiene bucal, é importante persistir com o tratamento, ok? A Dra. Bittencourt destaca que esse processo, no fim das contas, é o melhor caminho para tratar inflamação gengival. “É bastante comum ocorrer sangramento durante a utilização do fio-dental. Na maioria dos casos, os pacientes param de utilizar devido ao sangramento. No entanto, essa atitude é errada, pois, se está sangrando, é porque existe inflamação. Então, a limpeza deve ser redobrada para que o mesmo cesse”, finaliza a especialista. 


Tags:

escova de dente saúde bucal gengivite gengiva fio dental produtos de higiene bucal periodontite

Publicador de Conteúdos e Mídias

TODAS AS MATÉRIAS: escova de dente