Dor de dente: três sinais de que ela é causada por cárie
A dor do dente com cárie normalmente vem acompanhada de aumento da sensibilidade e desconforto ao mastigar
A dor do dente com cárie normalmente vem acompanhada de aumento da sensibilidade e desconforto ao mastigar

Publicador de Conteúdos e Mídias

Três sinais que a dor de dente é causada por cárie

A cárie é um problema de saúde bucal comum e, se não tratada, pode levar à perda do dente. Saiba como identificar a dor de dente causada pela cárie.

15/03/2022

Compartilhar em suas redes

Publicador de Conteúdos e Mídias

A cárie é um dos problemas de saúde bucal mais comuns. O dano ocorre quando bactérias presentes na boca destroem o esmalte dentário, o que pode levar ao aparecimento de manchas acastanhadas e escurecidas. No entanto, quando a lesão chega à dentina, parte mais interna do dente e próxima ao nervo, o paciente passa a sentir uma dor que varia de leve a intensa, dependendo da evolução do quadro e do comprometimento da região. Por essa razão, identificar os sintomas da cárie desde o início é muito importante. Se não for tratada com antecedência, a lesão avança para a raiz dentária e pode causar inflamação e problemas mais graves. 

O Sorrisologia conversou com a dentista Rhianna Barreto para saber mais sobre os sinais de que a dor de dente é causada por cárie. 

  1. Dor de dente causada por cárie varia de acordo com a evolução da infecção

    Segundo a dentista, a dor da cárie varia conforme o estágio da infecção. Isso significa que quanto mais profunda for a lesão, maior será o desconforto. “Geralmente, a cárie começa a doer quando atinge a camada de dentina do dente, que é a camada abaixo do esmalte que possui inervação. Quanto maior e mais profunda, mais atinge a dentina, causando cada vez mais dor”, explica.

    A dentina citada pela pela dentista é uma estrutura próxima à polpa, a parte nervosa do dente. Por ser uma área bastante sensitiva, qualquer alteração ou dano tende a causar dor e sensibilidade. Além de dolorido, o dente cariado também costuma apresentar manchas  escurecidas e acastanhadas. No entanto, a Dra. Rhianna afirma que há quadros em que a cárie não manifesta mudança de cor. "Existem casos de cárie interna, onde o dente não apresenta alterações no esmalte, nem manchas. Apresenta apenas alterações internas e dor”.

  2. Dor da cárie afeta a mastigação e causa sensibilidade dentinária 

    Outro sintoma associado à dor da cárie dentária é o desconforto durante a mastigação. A trituração dos alimentos, em especial os de consistência dura, gera um impacto no nervo do dente. Como a sua estrutura já está sensibilizada, o paciente tende a sentir maior incômodo durante as refeições. “Dor de dente causada por cárie está relacionada à mastigação, alimentação com frio, calor e doce. Geralmente, durante a função do dente que a dor é sentida como pontada ou fisgada na região acometido”. A dentista também comenta que em algumas situações específicas, a dor de dente cariado vem acompanhada de sangramento gengival, mas não é uma regra. “Só se o paciente tiver cárie a nível gengival que cause inflamação ou gengivite associada”.

  3. A dor no dente com cárie pode ser espontânea e nem sempre desaparece com medicação 

    A Dra. Rhianna esclarece que a dor de dente cariado, em um primeiro momento, pode ser passageira. Contudo, à medida que a cárie avança, a tendência é que o incômodo tenha uma duração prolongada. “Nos casos mais graves, não desaparece nem com uso de medicamentos. Somente tratando a causa, ou seja, removendo a cárie”.

    A dentista comenta que a intensidade da dor da cárie varia conforme a evolução do dano. Portanto, o desconforto pode ter um início de leve a moderado, até chegar em um nível  excessivo, pulsante e até mesmo insuportável. “Quanto mais grave a doença, maior a dor”, afirma. 

Tratamento da cárie é feito com remoção da área danificada 

De acordo com o caderno de atenção básica disponibilizados pelo Ministério da Saúde, o tratamento da cárie inclui remoção da placa bacteriana e da dentina cariada, preenchimento das cavidades com material provisório e orientação sobre dieta e hábitos de saúde bucal para previnir outros casos.  A cárie é um problema de saúde bucal que traz uma série de consequências. Em alguns casos, os prejuízos não ficam restritos apenas à cavidade oral. “A cárie é uma doença que pode gerar infecção no dente acometido, inclusive infecções graves que se espalham na corrente sanguínea chegando até o coração”, diz a dentista. Para que isso não aconteça, a qualquer sinal de dor, independente da intensidade, o dentista deve ser consultado. 

Após a recuperação, os cuidados devem ser redobrados. “Realizar a higiene adequada após as refeições e utilizar creme dental adequado”, orienta a dentista, que destaca a importância do acompanhamento odontológico regular como forma de prevenção a cárie e outras doenças bucais. “Realizar a manutenção semestral com aplicação de flúor no dentista”, finaliza. 
Redação: Joanna Dark

Rhianna Barreto - Cirurgiã-Dentista
Rio de Janeiro - RJ
CRO-RJ: 37448

Redação: Joanna Dark

Atualizado em 21/07/2023.

Publicador de Conteúdos e Mídias

Publicidade
Mais Recentes

Publicador de Conteúdos e Mídias