09.08.2021

Quais são os tipos de aparelho ortodôntico que exigem manutenção?

A manutenção do aparelho ortodôntico é uma etapa comum do tratamento. Saiba quando o procedimento é necessário!
A manutenção do aparelho ortodôntico é uma etapa comum do tratamento. Saiba quando o procedimento é necessário!

Realizar a manutenção do aparelho ortodôntico é uma das principais formas de promover um bom resultado do tratamento. Além de contribuir para a prevenção da saúde bucal, esse momento é fundamental para garantir a movimentação adequada dos dentes. Mas será que todos os tipos de aparelho ortodôntico exigem uma manutenção frequente? O intervalo para o procedimento pode variar de acordo com o modelo? Pensando em esclarecer essas questões, o Sorrisologia conversou com o ortodontista Djalma Faria. Veja só o que ele nos contou! 

A importância da manutenção do aparelho ortodôntico 

Não precisa saber muito sobre tratamento ortodôntico para ouvir que a manutenção é um procedimento fundamental. Mas você sabe o porquê? Acontece que esse cuidado tem como função “ativar” o aparelho ortodôntico. Na prática, isso significa que a manutenção serve para colocar nos dentes a força necessária para que eles se movimentem corretamente. Justamente por isso, é comum apresentar dor de dente após a manutenção do aparelho ortodôntico.

Além disso, o processo também serve para garantir que todas as estruturas do aparelho ortodôntico estejam em perfeito estado. “Realizar a manutenção no tratamento ortodôntico é importante para que o aparelho não fique solto e faça menos pressão nos dentes”, afirma o especialista. Por isso, lembre-se: nada de atrasar as consultas de manutenção. Caso contrário, o período de uso do acessório pode se tornar mais longo do que o necessário. 

“Todos os tipos de aparelho ortodôntico precisam de manutenção”: mito ou verdade?

Verdade. Segundo o especialista, todos os tipos de aparelho ortodôntico precisam de manutenção e ajustes para que o tratamento seja eficiente. Nesse caso, o procedimento pode variar de acordo com a técnica escolhida para o tratamento. No caso do aparelho ortodôntico fixo, por exemplo, os reparos são feitos nos braquetes e nas outras estruturas metálicas. Por outro lado, a manutenção do aparelho ortodôntico invisível é feita através da troca do acessório. Quanto ao intervalo entre os ajustes, o dentista alerta: o intervalo recomendado para todos os aparelhos ortodônticos é de 20 dias.

Os cuidados com o aparelho ortodôntico vão além da manutenção

Se engana quem acredita que a manutenção é o único cuidado necessário durante o tratamento ortodôntico. Na verdade, existe uma série de hábitos que devem ser mantidos e reforçados durante o uso do acessório. A rotina de escovação, por exemplo, é o principal deles. “O processo de higienização bucal deve ser completo com uso de fio dental, escova interdental e enxaguante bucal”, afirma o Dr. Djalma. Além disso, é importante evitar o consumo de alimentos duros e pegajosos. Dessa forma, é possível garantir que os braquetes e fios do seu aparelho ortodôntico não serão danificados. 

 

Este artigo contou com a participação de:
Djalma Faria - Ortodontista formado pela Universidade Federal de Alfenas. Especialista no sistema invisalign, ortodontia funcional dos maxilares e ortodontia autoligável.
CRO-SP: 59104

 


TODAS AS MATÉRIAS: saúde bucal