Sensibilidade na raiz do dente: o que causa e como tratar?
A hipersensibilidade na raiz do dente pode ter diveras causas. Saiba mais sobre o assunto
Compartilhar em suas redes
Notar sensibilidade na raiz do dente é sinal de que a raiz dentária está exposta e suscetível a estímulos da cavidade bucal. O incômodo é um dos sintomas de hipersensibilidade dentinária e pode estar associado a diversas causas, como escovação inadequada, retração gengival e outros problemas periodontais. Se você já sentiu uma dor aguda ao consumir alimentos e bebidas muito quentes, gelados, doces ou ácidos é porque, provavelmente, sofre deste mal!
Em entrevista ao Sorrisologia, a dentista Uila Ramos esclarece por que a sensibilidade na raiz dos dentes acontece e aponta quais são as principais formas de tratamento para a condição. Confira!
Hipersensibilidade dentinária: entenda a condição responsável por causar a sensibilidade na raiz do dente
A exposição da raiz dentária ao meio bucal pode desenvolver um quadro conhecido como hipersensibilidade dentinária. Segundo a Dra. Uila, a condição “consiste em uma sensibilidade exacerbada da dentina devido a estímulos térmicos, táteis, químicos, osmóticos e evaporativos, que dão origem a uma dor aguda e de curta duração”.
Para quem não sabe, a dentina é a parte dos dentes que fica logo abaixo do esmalte dentário. “Ela é um tecido de estrutura tubular, onde encontram-se os prolongamentos dos odontoblastos (células responsáveis por secretar a matriz mineral dos dentes). Estímulos que causam alterações de pressão nos prolongamentos dos odontoblastos são transmitidos às terminações nervosas próximas a estes prolongamentos e também às fibras nervosas presentes na polpa dental. Por isso, o dente reage com uma resposta dolorosa e bastante desconfortável para o paciente”, explica a profissional.
A sensibilidade na raiz do dente costuma ser notada, principalmente, durante a alimentação, quando os dentes entram em contato com alimentos e líquidos gelados, quentes, doces ou ácidos. No entanto, o incômodo não está restrito a estas situações! “A sensibilidade também pode ser sentida durante a escovação e até mesmo durante aquela selfie em que você queria registrar um momento legal e, no instante em que o ar passa, esta área de dentina exposta reage com dor”, alerta a especialista.
Sensibilidade na raiz do dente: quais são as principais causas?
Antes de tratar a sensibilidade na raiz dos dentes, o(a) dentista deverá identificar qual é a origem do problema. De acordo com a Dra. Uila, “existem alguns tipos de lesões não cariosas que expõem a raiz dentária e, com isso, o cemento (tecido periodontal que participa da sustentação da raiz no osso) é perdido, deixando a dentina exposta à cavidade bucal”.
Como exemplos de lesões não cariosas capazes de desencadear a sensibilidade na raiz dos dentes, a especialista cita:
Abfração: provocada por estresse oclusal;
Abrasão: desencadeada por esforço mecânico agressivo durante a escovação;
Atrição: decorrente do contato de dentes antagonistas durante a oclusão e mastigação, que resulta no atrito entre as superfícies dentais, causando perda de substância dentária;
Erosão: perda de tecido dentário causada pela ação química da acidez elevada sobre os dentes (alimentos e bebidas ácidos, refluxo gastroesofágico);
Retração gengival: pode resultar da inflamação periodontal que ocorre no casos de periodontite, inserção alterada do freio labial e características oclusais que favorecem a retração, tais como as rotações dentárias e as vestibularizações.
Como tratar a sensibilidade na raiz dos dentes?
O tratamento da hipersensibilidade dentinária varia de caso para caso, como explica a Dra. Uila: “vai depender da causa do problema, extensão do dano, remoção dos fatores etiológicos e melhora dos hábitos do paciente”. Por essa e outras razões, a avaliação individualizada com um(a) profissional é fundamental.
“Para os casos de perdas de substância dentária, indica-se o tratamento restaurador. Já quando há retração gengival, pode-se avaliar quando indicar o tratamento restaurador ou tratamento periodontal cirúrgico, com realização de enxerto conjuntivo. Cada detalhe colhido na consulta e no exame clínico é importante para eleger a melhor abordagem e, assim, resolver o caso e contribuir para a qualidade de vida do paciente”, orienta.
É possível prevenir a sensibilidade na raiz do dente?
Visitas regulares ao consultório odontológico fazem toda a diferença na prevenção da sensibilidade na raiz dos dentes. A Dra. Uila enfatiza também que “evitar os fatores etiológicos que dependem dos hábitos do paciente já é um fator bastante positivo” no combate ao problema.
“A frequência nas consultas periódicas para a prevenção em saúde bucal constitui uma forte aliada para poupar o paciente de um quadro de sensibilidade: a partir do reconhecimento dos fatores individuais que podem vir a causar a exposição da raiz, tem-se a oportunidade de indicar o tratamento que visa a correção e evita o problema”, destaca a profissional, ressaltando a importância de manter um acompanhamento regular com o(a) dentista.
Este artigo tem a contribuição da especialista:
Dra. Uila Ramos da Silva - Cirurgiã-Dentista e Ortodontista
CRO-PE - Nº 10.380
Av. Bernardo Vieira de Melo, nº 2730, loja 02, Piedade.
Contato: Whatsapp (81) 99535 6620 / (81) 98528 4650
Instagram: @uilaramos_odontologia
Redação: Dóris Marinho