Saúde bucal: os benefícios do flúor na prevenção de cáries e fortalecimento dos dentes
O flúor impede a destruição do esmalte que ocorre por meio dos ácidos presentes nos alimentos que ingerimentos diariamente. Além de aplicações no consultório, você pode manter as doses de flúor com produtos de higiene bucal que possuem o elemento químico
O flúor impede a destruição do esmalte que ocorre por meio dos ácidos presentes nos alimentos que ingerimentos diariamente. Além de aplicações no consultório, você pode manter as doses de flúor com produtos de higiene bucal que possuem o elemento químico

Publicador de Conteúdos e Mídias

Saúde bucal: Saiba quais são os benefícios do flúor

Quem não lembra deste elemento nas aulas de química, não é mesmo? Talvez você pensou que nunca ia precisar do flúor. Mas não é bem assim. Muito além da tabela periódica ele é um grande componente para a saúde da boca e fazemos uso del

03/12/2015

Compartilhar em suas redes

Publicador de Conteúdos e Mídias

Quem não lembra deste elemento nas aulas de química, não é mesmo? Talvez você pensou que nunca ia precisar do flúor. Mas não é bem assim. Muito além da tabela periódica, ele é um grande componente para a saúde da boca e fazemos uso dele todos os dias, mesmo sem se dar conta. Composto nos itens de higiene e até em alguns alimentos, ele é um dos principais agentes defensores contra as cáries e proporciona mais força e proteção para os nossos dentes. Ficou curioso? Para saber mais sobre esse super-herói bucal, fique de olho no que o dentista Felipe Furquim tem a contar!

Qual é o papel do flúor em nossos dentes?

Segundo o profissional, o flúor ajuda a fortalecer o esmalte dentário do processo de desmineralização, ou seja, a perda de minerais, por conta dos alimentos ácidos, como vinagre, suco de laranja, refrigerante, entre outros, que consumimos no dia a dia. "É uma guerra para manter o dente forte. Os ácidos provenientes das bactérias e dos alimentos removem mineral do dentes e o flúor ajuda a devolver esse mineral para o esmalte", explica o profissional.

Excesso pode fazer mal?

Para fazer bem aos dentes o flúor precisa ser usado da forma e com a quantidade corretas. Felipe afirma que utilizado em grande quantidade ele pode, sim, causar a chamada fluorose dentária. Esse é um processo que causa má formação do esmalte dental em crianças por excesso de flúor e que ocorre no período de desenvolvimento dos dentes. "Nos casos mais leves, a fluorose se apresenta na forma de manchas mais brancas sem brilho no esmalte do dente. Nos casos mais severos, é uma coloração acastanhada e o esmalte fica bem poroso e sem resistência tornando-se mais frágil", afirma Furquim.

Qual é a quantidade ideal por dia?

A água encanada contém flúor e já contribui no seu dia a dia, além dos alimentos e chás. Mas o creme dental com flúor é muito eficaz para manter estabilidade na flora bucal, deixando seus dentes fortes e seguros. Estudos comprovam que ao escovar os dentes regularmente com pasta fluoretada você melhora o padrão de saúde da boca.

"Apesar da dose tóxica do flúor ser bem alta, devemos ficar alerta porque o flúor não causa apenas fluorose. A toxicidade aguda pode causar sintomas como leve mal-estar, ânsia e vômitos". Em caso de ingestão acidental, vá até um pronto-socorro mais próximo com o frasco de flúor para análise.

Flúor verniz X flúor gel

Além dos itens caseiros, existe flúor em gel e em verniz, que são aplicados apenas no consultório dentário. O dentista afirma que ambos possuem a mesma função: proteger e fortalecer os dentes, porém, de formas diferentes. "O flúor em gel é para tratar de uma forma mais generalizada todos os dentes ou um grupo de dentes. Já o verniz, podemos aplicar em uma área específica de difícil acesso e, por ficar mais tempo em contato com os dentes, melhora a remineralização".

A higiene bucal não para

Para ter um resultado mais eficiente na sua limpeza, nada melhor do que fazer uso produtos que contenham flúor. O enxaguante bucal é uma poderosa proteção para os dentes, eliminando os germes causadores da placa bacteriana, mau hálito e gengivite, além de proteger contra o ataque de elementos ácidos. E tem mais! O enxaguante não deve conter álcool para não causar ardência em seus dentes e garantir o hálito que você tanto deseja.

Mais Recentes

Publicador de Conteúdos e Mídias