Saiba como o flúor ajuda a manter um sorriso saudável
Quer saber como o flúor age nos dentes? Leia agora e saiba mais sobre seu papel na saúde bucal e como utilizá-lo para um sorriso mais saudável.
Compartilhar em suas redes
Além de ser uma elemento da tabela periódica, muito se fala do poder do flúor sobre os dentes. Você deve se lembrar daquelas ações e campanhas de saúde para aplicação de fluoreto nas crianças, não é? Esse componente químico está amplamente presente na natureza e até em alguns alimentos. Afinal, para que serve o uso dessa substância na sua saúde bucal? O dentista Flávio Luposeli contou como funciona a utilização do flúor para seus dentes ficarem mais saudáveis e atraentes.
O flúor pode ser usado para clarear os dentes?
Não, infelizmente o flúor não é clareador. A sua função nos adultos se resume a ser bactericida e bacteriostático, isto é, matar bactérias e impedir a multiplicação das mesmas. Já nas crianças, na fase em que os dentinhos ainda estão se formando, o flúor também é bastante útil. "Ele incorpora no esmalte dos dentes permanentes, formando um tecido mais resistente aos ataques dos ácidos bacterianos, desde que nas doses corretas", explica Flávio.
Como o flúor age nos dentes?
Há duas maneiras que o elemento pode agir nos dentes, de acordo com a Associação Americana de Odontologia (ADA), dependendo de como ele é aplicado. Quando ele é ingerido através da fluoretação da água, ele age nos dentes ainda em fase de formação, com o objetivo de deixá-los mais resistentes às bactérias. "Ele se incorpora aos cristais de hidroxiapatita do esmalte, formando a fuorapatita, mais resistente aos ácidos bacterianos", explica dr. Luposeli. Quando ele é aplicado sobre os dentes já nascidos, quando vamos ao dentista fazer uma limpeza, por exemplo, o benefício é outro. Nesse caso, o uso do flúor nos dentes permanentes já erupcionados dificulta a proliferação de bactérias que provocam as cáries.
Como é feita a aplicação do flúor?
Durante a fase de formação dos dentes permanentes, o flúor pode ser ingerido a partir de prescrição médica. A substância pode ser consumida também topicamente, em aplicações diretas controladas pelo dentista ou até mesmo através dos cremes dentais que contenha o elemento químico.
Desde 1945 há lugares em que existe a fluoretação das águas de abastecimento público como forma eficaz de prevenção e controle da cárie dentária. Porém, o dentista alerta para o uso de flúor nas crianças pequenas nos casos em que existe esse sistema de flouretação. "Se a criança ingerir pasta com flúor, poderá ter problemas pelo excesso de substância, prejudicando a saúde e a formação dos dentes permanentes". O fluoreto é bom quando usado na dose certa, por isso o dentista deve sempre ser consultado antes de qualquer procedimento.
Atualizada em 20/03/2013.