Quais os riscos de um piercing no dente?
Colocar um piercing no dente pode prejudicar a higienização bucal, facilitando a proliferação de bactérias e o surgimento de cárie embaixo do acessório.
Compartilhar em suas redes
Após colocar um piercing no dente, nos lábios ou na língua, redobrar os cuidados com a higiene bucal é fundamental para evitar infecções, sabia? Após a instalação do piercing, inclusive, talvez seja necessário utilizar um antisséptico bucal durante alguns dias, o que ajuda a prevenir uma série de problemas.
O piercing dental, em especial, é um acessório mais simples, pois fica colado direto no dente, sem que seja necessário fazer um furo na boca (como no caso dos piercings de língua, freio ou lábio). Ainda assim, o ideal é que esse tipo de acessório seja utilizado por poucos meses. Depois, precisa ser removido com bastante cautela por um profissional especializado para evitar danos.
Embora o piercing de dente não machuque diretamente a gengiva, ele pode atrapalhar a sua rotina de higiene bucal, principalmente quando fixado de forma incorreta. Para saber mais sobre o assunto, o Sorrisologia conversou com a cirurgiã-dentista Patrícia Almeida, que falou mais sobre os riscos do piercing dental e os cuidados que ele demanda. Dá uma conferida!
Piercing no dente: quais são os riscos para a saúde bucal?
De acordo com a especialista, o piercing dental tende a ser mais danoso para a saúde da boca quando aplicado de forma incorreta. Por isso, a sua instalação deve ser feita por um profissional especializado. “Se não aplicado da maneira correta, o piercing (que fica colado no dente) pode facilitar a proliferação de bactérias e o surgimento de cárie embaixo do acessório ou ao seu redor”, afirma a profissional.
Geralmente, a instalação do piercing dura poucos minutos: primeiro, o dente é bem limpo e desmineralizado para receber a cola, o que garante uma fixação mais eficiente e segura. Em seguida, o profissional costuma utilizar uma luz de LED ou laser para endurecer a cola e, assim, finalizar a fixação. Os cuidados posteriores de higiene, como o uso de uma escova de cerdas macias e antisséptico bucal, são muito importantes para evitar problemas.
Ainda assim, mesmo seguindo cuidados, o piercing no dente pode desencadear alguns problemas. Um estudo realizado na Universidade de São Paulo (USP) destaca que piercings bucais, de um modo geral, podem desencadear as seguintes complicações: fraturas e lesões nos dentes, como desgastes no esmalte dental; lesões nos tecidos adjacentes; retrações gengivais; acúmulo e retenção de alimentos e biofilme dental, propiciando a instalação das doenças periodontais e hipersensibilidade dentinária.
Piercing no dente costuma ser menos prejudicial que outros acessórios bucais
Embora dificulte um pouco a higienização bucal, o piercing dental não costuma ser nocivo para a gengiva. A especialista destaca que outros acessórios são bem mais prejudiciais nesse quesito. “Como se trata de uma pedrinha colada no dente, não há nenhuma interferência na gengiva, diferente do caso dos dentes de ouro e os grillz (estruturas de metal), que realmente entram em contato com a gengiva, podem feri-la e também acumular alimentos na região, aumentando as chances do desenvolvimento de uma inflamação no local”, explica.
Escovação dos dentes deve ser mais cuidadosa com o piercing dental
Para preservar a saúde da boca com o uso do piercing, é muito importante tomar cuidados de higiene e manutenção. “Não é possível remover o acessório do dente para fazer a escovação. Por isso, é muito importante que o paciente escove muito bem a região”, recomenda a dentista.
Antes de tudo, é importante utilizar uma escova de cerdas macias, que é a mais indicada para preservar tanto o piercing quanto o esmalte dental. Utilize a pasta de dente recomendada pelo dentista e, ainda, um enxaguante bucal sem álcool para proteger ainda mais o dente contra o acúmulo de sujeiras.
Para quem tem piercing bucal, frequentar o dentista com mais regularidade também é uma dica importante, sabia? Através dessas consultas periódicas é possível realizar uma profilaxia dental mais completa, voltada para a prevenção de cáries e manchinhas nos dentes.
Como tratar uma infecção causada por um piercing de boca?
Você já pensou em como proceder caso o piercing bucal inflame ou cause algum outro tipo de problema? De acordo com a dentista, procurar ajuda para a remoção do item e higiene do local são os pontos mais urgentes. “Depende do grau da infecção. Primeiro, o piercing deve ser removido e, em seguida, a região deve ser higienizada. O dentista pode prescrever o uso de um enxaguante bucal próprio para tratamento bucal e medicações anti-inflamatórias e antibióticas”, finaliza a especialista.