Entenda o que é piercing dental e quais devem ser os cuidados com esse acessório
Já ouviu falar em piercing dental? Descubra tudo sobre este adereço na opinião de um especialista em Dentística
Já ouviu falar em piercing dental? Descubra tudo sobre este adereço na opinião de um especialista em Dentística

Publicador de Conteúdos e Mídias

Entenda o que é piercing dental e quais devem ser os cuidados com esse acessório

Muito mais que uma simples joia, o piercing já é considerado um estilo de vida para muitas pessoas. Esses objetos brilhantes podem enfeitar qualquer parte do corpo, desde a orelha, nariz ou, até mesmo, o sorriso. 

09/12/2016

Compartilhar em suas redes

Publicador de Conteúdos e Mídias

Muito mais que uma simples joia, o piercing já é considerado um estilo de vida para muitas pessoas. Esses objetos brilhantes podem enfeitar qualquer parte do corpo, desde a orelha, nariz ou, até mesmo, o sorriso. Segundo o especialista em Dentística Vinícius Barçal, o piercing dental é um utensílio aplicado sobre a estrutura do dente, podendo ser confeccionado de diversos materiais. Em geral, são pequenas pedras feitas de cristais, ouro ou prata. Se você usa ou pensa em aderir à moda, fique de olho nos cuidados com esse apetrecho para não interferir na sua saúde bucal.

Como o piercing é colocado no dente?

Ao contrário da aplicação de um piercing nos lábios, por exemplo, colocar este acessório nos dentes não chega a ser um procedimento invasivo. "Os adereços são aplicados sobre o esmalte dentário sem causar desgaste e apresentam uma durabilidade média de três meses". Apesar de não mexer diretamente na estrutura do dente, o profissional ressalta que é preciso modificar a camada do esmalte para sua colocação. Isso acontece através de um agente ácido que promove a desmineralização local para realizar a colagem da pedra.

É preciso ter cuidado com este acessório

Este adereço pode até deixar seu sorriso mais charmoso, mas Vinícius explica que a simples pedrinha também traz muitos riscos ao dente. "Os danos causados estão associados a um maior acúmulo de placa bacteriana na superfície dentária e dificuldade na higienização, aumentando o risco de doenças gengivais, machas brancas, cáries avançadas e o acúmulo de pigmentos da alimentação". A joia também pode gerar várias fraturas e desgastes no esmalte durante a sua remoção. Ou seja, mesmo com todos os cuidados higiênicos, não dá para manter seu sorriso totalmente saudável com o piercing.

Pense duas vezes antes de aderir à moda

Bem diferente da colocação de lentes ou de facetas de porcelana, o piercing dental não é um tratamento odontológico estético, mas um utensílio que pode trazer riscos à saúde bucal. "A escolha em colocá-lo é do paciente, que deve ser alertado pelo dentista de todos os riscos da sua utilização". O especialista ainda ressalta que existem outras formas de embelezar um sorriso sem precisar desse acessório que prejudica o bem estar dos dentes. Como o clareamento dental, que é uma técnica muito bem indicada pelos dentistas, capaz de deixar seu cartão de visitas branco e saudável.

Mais Recentes

Publicador de Conteúdos e Mídias