Quais os tipos de piercing na boca mais danosos à saúde bucal?
Piercing na língua é considerado um dos mais danosos para a saúde bucal, pois retém resíduos de alimentos e uma grande quantidade de bactérias
Piercing na língua é considerado um dos mais danosos para a saúde bucal, pois retém resíduos de alimentos e uma grande quantidade de bactérias

Publicador de Conteúdos e Mídias

Quais os tipos de piercing na boca mais danosos à saúde bucal?

Colocar piercing na língua, no lábio ou em outro local da boca aumenta os riscos de inflamações causadas pelo acúmulo de resíduos de alimentos e bactérias

30/03/2022

Compartilhar em suas redes

Publicador de Conteúdos e Mídias

Você sabia que piercings na língua, no lábio e em outras partes da boca, muitas vezes, podem prejudicar a saúde bucal? Embora seja um acessório estético bem popular, esse tipo de piercing não é indicado por dentistas - afinal, pode causar mau hálito e até quadros de infecções. Para saber mais sobre o assunto, conversamos com a dentista Pâmella Lemos, que nos ajudou a elencar um ranking de tipos de piercing na boca que são mais danosos à saúde bucal. 

Por que piercings na boca podem ser prejudiciais?

De acordo com a dentista Pâmella Lemos, o uso de piercing na boca pode ser um tanto problemático para a saúde bucal, principalmente quando a pessoa não cumpre a devida rotina de higienização do acessório. Além de sempre escovar os dentes após as refeições, por exemplo, é muito importante fazer uma limpeza 100% direcionada para o piercing todos os dias.

“O piercing bucal é traumático, causando retração gengival e ainda atrapalha na higienização. Retém comida, aumentando as chances de infecção, além de causar mau hálito”, destaca a profissional. Confira abaixo um ranking de tipos de piercing de boca que vai do menos prejudicial para o mais danoso:

  1. Piercing no lábio inferior ou superior pode causar retração de gengiva

    Por ficar em uma região próxima aos dentes, o piercing labial tende a causar, com o passar do tempo, um quadro de retração de gengiva - quando o tecido localizado logo embaixo dos dentes começa a diminuir (abaixar), de modo que a raiz dentária passa a ficar exposta. Vale destacar, ainda, que o piercing no lábio (inferior ou superior) também pode acumular comidas e causar inflamações no dia a dia.

  2. Piercing no freio labial superior ou inferior pode causar laceração e infecções

    Outro piercing que pode trazer danos à saúde bucal é o que fica localizado no freio labial (superior ou inferior). Além de aumentar as chances de infecções - causadas pelo acúmulo de bactérias -, esse tipo de piercing ainda pode arrebentar com o tempo. Quando rompida, a pelinha costuma causar bastante dor e pode aumentar as chances de inflamações. Vale lembrar, ainda, que o freio labial influencia bastante no movimento dos lábios. Por isso, ao colocar um piercing no local, a movimentação tende a ficar mais limitada, o que atrapalha na hora de sorrir ou mastigar, por exemplo.

  3. Piercing na língua acarreta sintomas de infecções e mau hálito

    Um dos piores tipos de piercing bucal é certamente o de língua! De acordo com a dentista, essa é a parte da boca que acumula uma maior quantidade de bactérias. Consequentemente, a tendência é que quadros inflamatórios (causando dor, inchaço e sangramento) fiquem ainda mais frequentes.

    O piercing de língua também é um dos que mais causa mau hálito. Afinal, esse é um local que retém uma quantidade maior de alimentos e ainda uma grande concentração de microrganismos. Por isso, é muito importante fazer uma higienização diária bem minuciosa desse tipo de piercing.

  4. Piercing no freio lingual pode causar o rompimento da pelinha e infecções

    O piercing localizado no freio lingual pode ser considerado o pior tipo para a saúde bucal. Ele acumula uma quantidade enorme de bactérias (já que fica localizado embaixo da língua) e ainda é mais difícil de limpar no dia a dia - o que pode potencializar quadros de infecções.

    Assim como o freio labial, ele corre o risco de romper com o tempo, pois é formado por um tipo de tecido fibroso bem fininho. Ele é importante para a fala, mastigação, sucção e para a movimentação da língua como um todo. Por isso, o ideal é evitar colocar um piercing no local, ok?

Como saber se o piercing está sendo muito danoso à saúde bucal?

Ficar de olho no piercing bucal é muito importante para evitar feridas, sangramentos e infecções. De acordo com a dentista, existem alguns sintomas que, quando frequentes, apontam que o piercing está  fazendo muito mal à saúde da boca. “É importante verificar a presença de inflamação, identificando sintomas como dor, vermelhidão, inchaço e/ou pus e também odor muito forte”, destaca a especialista.

Quais os cuidados necessários com o piercing bucal?

Saber como cuidar do piercing na língua, no lábio ou nos freios bucais é indispensável para quem tem ou pensa em colocar esse tipo de acessório. Uma dica importante, por exemplo, é lembrar de não criar o hábito de morder o piercing (pois isso pode causar feridas) e também de fazer uma escovação e higienização apropriadas diariamente. “O ideal é não ter (piercing na boca), mas, no caso de quem tem, é importante manter a área do piercing sempre muito bem higienizada, principalmente após as refeições, e também visitar o dentista regularmente”, finaliza a dentista.

Este artigo contém a contribuição da especialista
Dra. Pâmella Lemos, Dentista Clínica Geral, pós-graduanda em Dentística e Harmonização Orofacial
CRO – 47370 RJ

Mais Recentes

Publicador de Conteúdos e Mídias