08.12.2020

Qual é o melhor remédio para herpes labial? Dentista recomenda os cuidados para controlar o vírus e não se espalhar

A herpes labial é uma doença que resulta em lesões, dor e incômodo. Saiba quais os melhores métodos para tratar e evitar o quadro!
A herpes labial é uma doença que resulta em lesões, dor e incômodo. Saiba quais os melhores métodos para tratar e evitar o quadro!

Notou a presença de bolhas pequenas e incômodas na boca? Isso pode ser um sinal de herpes labial. Embora ainda seja considerada um tabu, a doença acomete milhares de pessoas ao redor do mundo, e apesar de não ter cura, é possível tratar o surgimento dessas lesões com medidas simples. Para descobrir o melhor remédio para o herpes labial, confira as orientações da dentista Dulce Helena Cabelho a seguir!

O que causa herpes labial?

Antes de mais nada, é importante entender que existem algumas pessoas que estão propensas a desenvolver o herpes labial, ou seja, já possuem o vírus simples HSV-1 “adormecido” no organismo. Nesse caso, é muito comum que as feridas se manifestem por conta de alguns gatilhos. “Estresse emocional, alterações hormonais, exposição prolongada aos raios solares sem proteção e baixa imunidade são os principais fatores que resultam no herpes labial”, alerta Dulce. Por isso, se você tem passado por momentos estressantes, seja no trabalho, estudos ou vida pessoal, é preciso ter em mente que eles podem influenciar na sua qualidade de vida e, consequentemente, enfraquecer seu sistema imunológico.

Feridas e coceira são os principais sintomas do herpes labial

Você pode até duvidar, mas perceber quando uma crise de herpes labial se instala não é uma tarefa tão difícil. Isso porque a doença se manifesta através de pequenas bolhas semelhantes a uma ferida e que costumam provocar ardência ou coceira na região. Geralmente, o quadro dura em torno de uma a duas semanas. Ainda assim, o ideal é tratá-lo o quanto antes, já que a falta de tratamento adequado pode ser porta de entrada para bactérias presentes na pele.

Herpes labial: qual é o melhor remédio?

Se você está em busca do melhor remédio para herpes labial, a profissional adianta: é importante avaliar o quadro antes de optar pela medicação. “Cada caso deve ser avaliado clinicamente por um profissional especializado para que possa prescrever a medicação correta dependendo dos sinais e sintomas do paciente”, explica. Em casos mais severos e recorrentes, por exemplo, o especialista pode indicar medicações sistêmicas além das medicações tópicas. O uso da laserterapia de baixa intensidade também pode ser recomendado para tratar o herpes labial.

Os cuidados necessários para evitar o surgimento do herpes labial

Por se tratar de uma doença viral, o herpes não tem cura. No entanto, de acordo com a dentista, existem algumas medidas simples que podem ajudar a prevenir o surgimento das lesões na boca. “A manutenção da imunidade em equilíbrio e o controle das exposições solares são fatores que podem diminuir seu ciclo de aparecimento”, revela. Além disso, é importante consultar um especialista para confirmar o diagnóstico da doença e, assim, garantir o uso de medicações antivirais e analgésicos ideais para diminuição dos sintomas.

Este artigo tem a contribuição do especialista:
Dulce Helena Cabelho Passarelli - Estomatologia, Patologia Bucal e Laserterapia
São Paulo, SP
CRO-SP: 35856


TODAS AS MATÉRIAS: saúde bucal