30.11.2020

Prótese dentária de silicone: conheça essa opção mais confortável e natural para o seu sorriso

A prótese dentária de silicone é um dos tratamentos reabilitadores mais indicados pelos especialistas. Saiba mais sobre as suas vantagens!
A prótese dentária de silicone é um dos tratamentos reabilitadores mais indicados pelos especialistas. Saiba mais sobre as suas vantagens!

A prótese dentária é uma das principais opções quando o assunto é tratamentos reabilitadores. Responsável por trazer de volta a saúde e o bem-estar bucal do paciente, ela pode ser encontrada em diferentes modelos e, principalmente, tipos de materiais. A prótese dentária de silicone, por exemplo, é a nova aposta da odontologia para garantir uma reabilitação mais natural e confortável para o usuário. Para entender um pouco mais sobre o assunto, nós reunimos as principais informações sobre esse tipo de prótese dentária. Dá só uma olhada!

Como funciona a prótese dentária de silicone?

A prótese dentária de silicone, também conhecida como prótese flexível, possui a mesma função dos outros modelos. Sendo assim, ela atua na reconstrução dos dentes perdidos ou na reposição dos elementos ausentes, proporcionando ao paciente a função, a saúde, o conforto e a estética. No entanto, o seu grande diferencial está na utilização em pacientes com alergia aos monómeros de resina acrílica e na construção de próteses provisórias. Isso porque, diferente da prótese dentária comum, a de silicone é formada por resinas termoplásticas, como poliamidas, poliésteres e policarbonatos.

Casos em que a prótese dentária de silicone pode ser usada

Assim como qualquer outra ferramenta odontológica, a prótese dentária de silicone também é indicada para alguns casos específicos. Veja os principais deles abaixo:

- Para substituir a prótese provisória;
- Pacientes com dificuldade na abertura de boca e alterações de motricidade;
- Em casos de doença periodontal com a raiz do dente exposta;
- Pacientes expostos a situações violentas, como atletas;
- Durante o pós operatório de cirurgias de implantes;
- Pacientes alérgicos aos monômeros das resinas acrílicas convencionais.

As vantagens e desvantagens da prótese dentária de silicone

Pode até parecer óbvio, mas uma das principais vantagens da prótese dentária de silicone é justamente o seu material. Flexível e de coloração semelhante à mucosa, ela é a escolha certa para quem busca unir estética, conforto e tratamento em um só item. Outro benefício desse modelo é a flexibilidade do silicone, que torna a prótese dentária mais leve e fina, favorecendo os ajustes e diminuindo os riscos de quebras e danos ao material. Além disso, os valores dessas próteses também costumam ser menores do que os das tradicionais.

Por outro lado, vale ressaltar que o material de silicone tende a ter uma absorção maior de pigmentos e até mesmo da água, o que favorece a oxidação e causa a instabilidade de cor na prótese dentária. Sendo assim, se você tem o costume de consumir bebidas extremamente pigmentadas, como o café e o refrigerante, é importante estar atento. Outro fator que deve ser levado em consideração é adesão da estrutura. Isso porque os dentes de acrílico não costumam aderir a estrutura, o que resultar em pequenos deslocamentos em pacientes com grande capacidade muscular e mordida forte. Sendo assim, antes de optar pela prótese dentária de silicone, é importante consultar um profissional para avaliar o seu quadro e garantir o melhor tratamento.


TODAS AS MATÉRIAS: tecnologia