Problemas na mandíbula: DTM, bruxismo, fratura... entenda o que pode prejudicar essa região
Dor na mandíbula é sempre um sinal de alerta, especialmente quando o sintoma se repete com frequência. Isso porque existe uma série de problemas que podem estar por trás desse quadro, que vão desde uma disfunção da articulação temporomandibular (DT
Compartilhar em suas redes
Dor na mandíbula é sempre um sinal de alerta, especialmente quando o sintoma se repete com frequência. Isso porque existe uma série de problemas que podem estar por trás desse quadro, que vão desde uma disfunção da articulação temporomandibular (DTM) à fraturas. Para que nenhuma complicação aconteça, é sempre melhor buscar ajuda profissional a qualquer sinal de incômodo. Pensando em te ajudar, o Sorrisologia conversou com a dentista Rhianna Barreto para entender melhor os principais problemas na mandíbula e de que maneira eles podem ser tratados.
Entenda a relação da mandíbula com a saúde bucal
Antes de falar sobre os principais problemas na mandíbula, é preciso entender a sua importância para o funcionamento da boca e, principalmente, para a saúde bucal. De acordo com a Drª Rhianna, ela é a grande responsável por três processos: “A mandíbula é composta por uma articulação temporomandibular, o que faz dela um fator essencial para mastigação, fala e deglutição”, explica. Justamente por isso, o surgimento de incômodo nessa região pode prejudicar a saúde do paciente, especialmente no que diz respeito à cavidade bucal.
Bruxismo, DTM: conheça os principais problemas na mandíbula
Embora a disfunção da articulação temporomandibular (DTM) seja o problema na mandíbula mais conhecido, existem outros quadros que podem afetar a região e causar dores e incômodo. Confira os principais deles abaixo segundo a especialista:
- Bruxismo: também conhecido como distúrbio do sono, ele é caracterizado pelo hábito de apertar ou ranger os dentes. Os movimentos mandibulares involuntários podem gerar dor de dente, dor de cabeça, DTM e problemas dentários, como retração gengival e quebra do dente.
- Cistos: o quadro pode ocorrer associado aos dentes inclusos, principalmente na região dos sisos mandibulares.
- Disfunção temporomandibular (DTM): são alterações funcionais nas articulações da área, refletindo no seu mau funcionamento. Nesse caso, a DTM pode causar problemas na abertura bucal, dor de cabeça e facial.
- Fraturas: quedas, fortes pancadas e acidentes de carro podem resultar na fratura da mandíbula. Nesse caso, a dor e dificuldade em abrir a boca, causando limitações na fonação e para se alimentar, são os principais sintomas. Além disso, também podem surgir edemas, hematomas e problemas com a higiene bucal, que possibilitam o aparecimento de doenças periodontais e infecções.
- Pericoronarite: é uma infecção que ocorre por causa da periodontite ou gengivite, principalmente nos sisos próximos ao ângulo mandibular, que são os que apresentam maior dificuldade de higiene.
Como funciona o tratamento para esses problemas na mandíbula
Para cada problema na mandíbula, existe uma forma de tratamento diferente. No entanto, a especialista adianta: todos os quadros devem ser tratados com um especialista na área ou um cirurgião bucomaxilofacial. No caso de DTM, por exemplo, o tratamento pode ser clínico ou cirúrgico através de dispositivos orais, como viscossuplementação e uso do PRP. Assim como os cistos, que também devem ser tratados através da remoção da lesão por meio cirúrgico.
Para os pacientes com bruxismo, o uso da placa de bruxismo e de toxina botulínica podem ser a solução para esse problema na mandíbula. Já no caso da pericoronarite, o tratamento pode ser feito com a remoção do dente ou tratamento periodontal e endodôntico.
Este artigo tem a contribuição do especialista:
Rhianna Barreto - Cirurgiã-Dentista
Rio de Janeiro - RJ
CRO-RJ:37448