Pasta para dentes sensíveis: por que usá-la? Como esse tipo de creme dental atua nos dentes?
Usar creme dental para sensibilidade ajuda a aliviar o incômodo, pois o produto atua preenchendo os canalículos dos dentes, protegendo-os contra a dor
Usar creme dental para sensibilidade ajuda a aliviar o incômodo, pois o produto atua preenchendo os canalículos dos dentes, protegendo-os contra a dor

Publicador de Conteúdos e Mídias

Pasta para dentes sensíveis: por que usá-la?

A pasta para dentes sensíveis tem cristais em sua fórmula que preenchem os canalículos dos dentes, o que ajuda a prevenir a dor e a sensibilidade.

09/08/2022

Compartilhar em suas redes

Publicador de Conteúdos e Mídias

Você já sentiu dor ao ingerir alimentos muito gelados ou quentes? Isso pode ser um sinal de sensibilidade dentária, problema que precisa ser devidamente tratado com ajuda profissional. A pasta para dentes sensíveis, em especial, é um produto de higiene bucal que ajuda a proteger os dentes, prevenindo o incômodo no dia a dia. Principalmente durante tratamentos odontológicos, como o clareamento, esse tipo de creme dental pode ser bastante útil. Para saber mais sobre o assunto, o Sorrisologia conversou com a dentista Cecilia Maria Costa, que explicou como a pasta de dente para sensibilidade atua nos dentes. Confira!

Pasta de dente para sensibilidade ajuda a fechar os canalículos dos dentes

De acordo com a dentista Cecilia Maria Costa, o creme dental para sensibilidade é responsável por criar uma camada protetora nas áreas mais vulneráveis dos dentes, prevenindo o incômodo. “A pasta possui cristais maiores, que deixam os canalículos dos dentes fechados durante as refeições e ingestão de líquidos”, explica a profissional. De um modo geral, esse tipo de pasta ajuda a proteger os túbulos dentinários e, consequentemente, a evitar a erosão dentária, cáries e possíveis infecções. Por isso, para quem tem bruxismo, maus hábitos alimentares ou outros problemas bucais, vale a pena investir nessa categoria de creme dental. Lembre-se de consultar o seu dentista de confiança para escolher a pasta mais adequada.

Como saber se devo utilizar creme dental para sensibilidade?

Caso você sinta muito desconforto ao comer alimentos muito duros, açucarados, quentes ou frios, vale a pena investir em uma pasta para dentes sensíveis. Vale lembrar, ainda, que é importante usar uma escova com cerdas macias, que ajuda a prevenir o desgaste dos dentes e, consequentemente, a sensibilidade dental

Ainda assim, para ter realmente certeza de que é necessário usar um creme dental específico para sensibilidade, a Dra. Costa destaca que só há uma alternativa: “Realizar consultas de rotina com seu dentista é suficiente para diagnosticar a necessidade”, orienta. É importante criar o hábito de ir ao dentista ao menos a cada 6 meses e sempre que surgir algum incômodo.

Qual o melhor creme dental para sensibilidade?

Embora existam diferentes tipos de creme dental para dentes sensíveis, a especialista destaca que a proposta dos produtos dessa linha tende a ser a mesma - proteger os dentes contra agentes causadores de sensibilidade. “Basicamente, funcionam da mesma forma. Nas fórmulas, há cristais grandes o suficiente para fechar os canalículos e não deixar a temperatura fria ou quente atingir a polpa dentária, que é o que causa dor”, destaca. 

Ainda assim, existem pastas com fórmulas mais avançadas, capazes de garantir um alívio mais imediato e prolongado. A pasta de dente Oral-B duplo alívio, por exemplo, tem uma tecnologia de dupla ação, sendo capaz de tratar dentes sensíveis e problemas na gengiva, garantindo alívio desde o primeiro uso. A pasta de dente Oral-B pró-gengiva sensibilidade é outra linha específica que alivia a sensibilidade de forma mais imediata. Ela também é uma das mais indicada para prevenir o acúmulo de placa bacteriana, tártaro e proteger a gengiva. Uma dica importante é se certificar com o seu dentista qual o creme dental mais indicado para o seu caso. 

Mais Recentes

Publicador de Conteúdos e Mídias