Ortodontista comenta prós e contras do aparelho de contenção fixa
Todo paciente que usou aparelho também passa pela etapa da contenção
Todo paciente que usou aparelho também passa pela etapa da contenção

Publicador de Conteúdos e Mídias

Ortodontista comenta prós e contras do aparelho de contenção fixa

Em grande parte dos casos, os pacientes podem passar um longo período usando o aparelho ortodôntico, eq uando chega o dia de tirar o sorriso metálico, é um momento de muita ansiedade. Entretanto, os cuidados não chegaram ao fim juntamente.

16/05/2018

Compartilhar em suas redes

Publicador de Conteúdos e Mídias

Em grande parte dos casos, os pacientes passam por um longo período usando aparelho ortodôntico, e quando chega o dia de tirar o sorriso metálico, o momento é de muita ansiedade. Entretanto, os cuidados ainda não chegaram ao fim. Após essa etapa, é a hora de colocar o aparelho de contenção. A ortodontista Juliane Christine Gonçalves Prenassi conversou com o Sorrisologia sobre os prós e contras da contenção fixa. Saiba o que esperar.

A contenção fixa é indicada para quais casos?

De acordo com a profissional, a indicação de uso das contenções fixas e/ou móveis acontece ao final de todos os tratamentos ortodônticos. Assim, o seu dentista irá analisar as opções de acordo com seu quadro e histórico clínico. “A contenção fixa inferior está indicada para todos casos, especialmente naqueles que apresentavam apinhamento de incisivos antes do tratamento”, explica ela. Pensando nisso, esse modelo é usado para manter os resultados obtidos no tratamento ortodôntico e prevenir o apinhamento tardio.

Conheça os prós e os contras do uso da contenção fixa

Como acontece em qualquer tratamento, existem os dois lados. “A vantagem das contenções fixas, como o próprio nome diz, é ela ser fixa, e independe da cooperação do paciente em lembrar de usá-la”, destaca a ortodontista. Por outro lado, os contras relacionados a esse modelo estão ligados diretamente a higienização bucal durante o seu uso. Cada tipo de contenção fixa depende de uma maneira de escovação correta e uso do fio dental. “Pacientes com escovação deficiente usando contenções fixas podem ter problemas gengivais graves”, exemplifica Juliane.

Fique de olho na higiene bucal durante essa etapa

A higiene bucal é o principal cuidado de quem possui contenção fixa. Esses pacientes precisam ficar atentos no momento da escovação e durante o uso do fio dental. “As contenções do modelo higiênico têm uma condição que favorece o uso dos fios dentais da mesma forma que usamos nos dentes sem contenções”, orienta ela. Já no caso das retas, é indicado o uso de passa fio para ajudar nessa tarefa de limpeza ou optar por fio dentais com a ponta mais rígida.

Além disso, as consultas de controle pós-tratamento ortodôntico são muito importantes. “Nessas consultas são observadas as contenções fixas e suas formas de fixação nos dentes, como a verificação da estabilidade da colagem da contenção, pois se estiver parcialmente descolada pode levar à perda do tratamento”, esclarece a dentista.

Quer saber mais como funciona o tratamento ortodôntico? Confira assistindo ao vídeo do Manual do Mundo:

Ver vídeo no Youtube


Este artigo tem a contribuição do especialista:
Juliane Christine Gonçalves Prenassi - Cirurgiã-dentista e especialista em Dentística Restauradora e Ortodontia
Juiz de Fora - MG
CRO-MG 23.669

Mais Recentes

Publicador de Conteúdos e Mídias