28.11.2020

Contenção: para que serve? Só é indicada no tratamento ortodôntico? Como limpar esse aparelho

A contenção ortodôntica é bastante utilizada para manter o sorriso alinhado após o uso de aparelho fixo. Saiba os cuidados necessários com o acessório!
A contenção ortodôntica é bastante utilizada para manter o sorriso alinhado após o uso de aparelho fixo. Saiba os cuidados necessários com o acessório!

Se você já fez ou está pensando em fazer o tratamento ortodôntico, certamente já deve ter ouvido falar sobre a contenção. Comum após o uso do aparelho fixo, o acessório é o grande responsável por manter o alinhamento dos dentes, impedindo que eles voltem a entortar após o fim do procedimento. Ainda assim, é comum que a ferramenta resultem em dúvidas entre os pacientes, especialmente sobre o seu tempo de uso. Para trazer as principais informações sobre a contenção ortodôntica, nós conversamos com o dentista Marcos de Borba. Dá só uma olhada!

Entenda a função da contenção ortodôntica

Após o uso do aparelho fixo durante o tratamento ortodôntico, é comum que especialistas indiquem a contenção móvel para concluir o procedimento. Acontece que, ao contrário do que se imagina, os dentes são envolvidos por tecidos que possuem uma espécie de memória natural. Sendo assim, após a finalização do tratamento, existe a possibilidade dos elementos se ajustarem novamente com a ausência do aparelho fixo. Por esse motivo, Marcos de Borba revela: “A contenção ajuda a manter os dentes no lugar em que foi finalizado o tratamento à fim de não haver recidiva”.

O uso da contenção não é exclusivo para tratamento ortodôntico

Como falamos anteriormente, a contenção ortodôntica é utilizada após o fim do tratamento e tem como finalidade conter os dentes. Justamente por isso, é comum que o uso do acessório seja ligado apenas à pacientes que passam pelo tratamento ortodôntico. No entanto, existem outros casos em que a contenção ortodôntica pode ser uma grande aliada. “Quando o paciente passa por um tratamento periodontal e possui mobilidades nos dentes, a contenção fixa se faz necessária para fixar os elementos, o que é chamado de esplintagem”, afirma Marcos.

Por quanto tempo devo usar a contenção?

Depois de descobrir a necessidade do uso da contenção, é comum que a primeira dúvida entre os pacientes seja o período de utilização do acessório. Segundo o especialista, esse tempo pode variar de acordo com o protocolo sugerido por cada dentista. “Geralmente, é indicado utilizar a contenção nos primeiros seis meses sem interrupções. Depois disso, seis meses por 12h por dia e, por fim, seis meses por 12h em dias intercalados”, explica. No entanto, o tempo de uso da contenção pode ser maior em casos em que o tratamento ortodôntico tenha sido mais complexo.

Saiba como higienizar a contenção da maneira correta

Embora a contenção ortodôntica não deva ser usada durante a alimentação, há o risco de bactérias surgirem devido os restos de alimentos e saliva em contato direto. Por isso, é importante ter em mente que alguns cuidados devem ser mantidos para garantir a higienização correta do acessório. “O ideal é fazer a escovação do aparelho de contenção no mínimo duas vezes ao dia, podendo ser feita com creme dental ou até mesmo sabão. Na impossibilidade de escová-lo, recomenda-se enxaguar em água corrente e secá-lo antes de guardar no estojo”, afirma o dentista. Caso contrário, pode haver acúmulo de tártaro e placa bacteriana na contenção em algumas doenças bucais, como a halitose.

Além disso, é preciso estar atento ao armazenamento do aparelho de contenção ortodôntica. “É necessário mantê-lo sempre guardado no estojo, já que aparelhos enrolados em guardanapo de papel ou soltos, fora da caixa, são passíveis de perda ou quebra”, finaliza.

Este artigo tem a contribuição do especialista:
Marcos de Borba - Ortodontista
Porto Alegre - RS
CRO-RS: 12129


TODAS AS MATÉRIAS: saúde bucal