19.08.2021

Oil pulling pode ajudar no tratamento de inflamação na gengiva?

Descubra os benefícios do oil pulling e como a técnica pode ajudar a tratar inflamação na gengiva.
Descubra os benefícios do oil pulling e como a técnica pode ajudar a tratar inflamação na gengiva.

O oil pulling é uma técnica indiana para a higiene bucal que tem ganhado bastante destaque entre os pacientes. Conhecido como um tratamento alternativo, o procedimento utiliza óleos naturais para cuidar da saúde bucal e evitar incômodos comuns, como mau hálito e acúmulo de placa bacteriana. Mas será que os benefícios do oil pulling também podem servir de remédio para gengivite? Pensando em te deixar por dentro do assunto, conversamos com a dentista Rhianna Barreto, que revelou se a técnica pode ajudar no tratamento da inflamação na gengiva. 

Oil pulling: entenda como funciona a técnica 

O oil pulling não é muito diferente dos outros tratamentos alternativos utilizados para cuidar do corpo e da mente. Também conhecida como “terapia do óleo”, a técnica ancestral da medicina ayurveda  utiliza óleos naturais para realização de bochechos. Na prática, o oil pulling visa limpar a cavidade bucal e eliminar as bactérias da região, surgindo como uma alternativa ao enxaguante bucal tradicional.

“Geralmente, são bochechos pela manhã com óleos naturais, como o de coco,  gergelim e  oliva, feitos após a limpeza da língua e a higiene oral”, explica a dentista. Para completar o oil pulling, é importante que o paciente promova um enxágue com água normal ou salgada após o uso do óleo, de preferência em jejum.

Os benefícios do oil pulling para saúde bucal

No que diz respeito à saúde bucal, o oil pulling pode ser o tratamento alternativo ideal. “Teoricamente são utilizados óleos naturais para bochechar e eliminar bactérias da cavidade oral realizando uma limpeza bucal e corporal”, conta a especialista. Justamente por isso, a técnica do oil pulling pode contribuir para prevenção de alguns problemas bucais comuns, como mau hálito e o acúmulo de placa bacteriana e tártaro. De acordo o Ayurveda, a técnica também contribui para os sistemas imunológico, digestivo e circulatório, já que ajuda na eliminação de toxinas absorvidas pelo organismo.

O oil pulling é um grande aliado no tratamento de inflamação na gengiva

Quando se trata de gengivite, uma coisa é certa: todo o cuidado é pouco. Nesse caso, além do tratamento feito no consultório, o oil pulling é outra medida que pode ajudar a eliminar a inflamação na gengiva. “Por ser uma técnica realizada com o intuito de eliminar as bactérias da cavidade oral, existem evidências que mostram a sua contribuição para tratar a gengiva inflamada”, revela a Dra. Rhianna.

Ainda assim, é importante ter em mente que não existem estudos que comprovem a sua eficácia da técnica oil pulling quando comparada com outras já existentes. Por isso, ainda que o tratamento alternativo possa ajudar, ele não substitui o diagnóstico e os cuidados feitos no consultório odontológico para inflamação na gengiva.

Lembre-se: o oil pulling não substitui a higiene bucal tradicional 

Embora a técnica oil pulling possa eliminar algumas bactérias da cavidade oral, a especialista alerta: nada substitui a escovação. Isso porque a higiene bucal tradicional é a única capaz de promover a remoção mecânica da placa bacteriana e do biofilme. Por isso, ainda que o oil pulling possua alguns benefícios para a saúde do seu sorriso, o uso da escova de dentes, fio dental e enxaguante bucal não pode ser deixado de lado. “O ideal é procurar um cirurgião dentista que informe os melhores cuidados personalizados para cada paciente”, finaliza a especialista. 

 

Este artigo tem a contribuição do especialista:
Rhianna Barreto - Cirurgiã-Dentista
Rio de Janeiro - RJ
CRO-RJ: 37448


TODAS AS MATÉRIAS: saúde bucal