O que é placa de Hawley e como ela ajuda no tratamento ortodôntico
A placa de Hawley é um tipo de contenção removível que pode ser usada após o tratamento ortodôntico ou para corrigir mordida aberta posterior em crianças.
Compartilhar em suas redes
Muito utilizada após a ortodontia corretiva, a placa de Hawley é um tipo de aparelho móvel que ajuda a manter os bons resultados do tratamento ortodôntico. Ela é bem fácil de encaixar na boca e pode ser ajustada pelo dentista sempre que necessário. É recomendado, inclusive, usá-la regularmente e levá-la para manutenção quando necessário. Para saber mais sobre as vantagens dessa contenção móvel e os cuidados necessários, o Sorrisologia conversou com a cirurgiã-dentista Rhianna Barreto. Dá uma conferida!
O que é placa de Hawley e para que ela serve?
De acordo com a cirurgiã-dentista, a placa de Hawley é o tipo de contenção removível mais utilizada após o tratamento ortodôntico. Ela é feita com um fio ortodôntico de aço e uma base de resina (semelhante a um plástico) feita sob medida para se encaixar nos dentes do paciente.
Embora o aparelho Hawley seja usado principalmente para a contenção do tratamento - isto é, para garantir que os dentes fiquem alinhados no longo prazo -, ele também pode atuar como aparelho ativo, promovendo pequenos movimentos ortodônticos. Neste último caso, a sua aplicação ajuda a tratar diastemas (dentes separados) e também a recuperar espaços quando necessário. Esse tipo de aparelho permite a inclusão de molas, elásticos, parafusos, grade lingual, plano de mordida e pode auxiliar no crescimento já alinhado de segundos e terceiros molares.
Em que casos a placa Hawley é indicada?
A especialista destaca que a placa de Hawley pode ser usada na arcada superior ou inferior, principalmente para tratar mordida aberta posterior - ou seja, quando os dentes de trás não se tocam quando a boca está fechada. Esse tipo de tratamento é indicado na infância, para tratar dentes de leite ou mistos.
“Existem variações desse aparelho, mas, basicamente, a placa é indicada quando se deseja promover expansão do arco dentário superior para corrigir as mordidas cruzadas posteriores dentárias na dentadura decídua e mista. Ela promove expansão lenta do arco e inclinação dos dentes posteriores para vestibular, sem abrir a sutura palatina mediana”, explica a especialista.
É importante destacar, ainda, que a placa Hawley deve ser usada regularmente para que o tratamento seja efetivo. “Seu uso é indicado para crianças. Tem as vantagens de facilitar a manutenção de uma boa higiene bucal, a estética razoável e a facilidade de construção laboratorial, permitindo ajustes rápidos. A desvantagem é inerente a todos os aparelhos removíveis: seu uso depende da cooperação do paciente”, complementa a profissional. De acordo com um estudo publicado no Jornal Brasileiro de Odontopediatria & Odontologia do Bebê, esse tipo de aparelho removível traz resultados bem satisfatórios e é bastante utilizado por odontopediatras, pois exerce forças leves e contínuas, é fácil de confeccionar e é bem tolerado pelos pacientes.
É importante higienizar a placa de Hawley sempre após a sua remoção
Você sabia que é muito importante higienizar a placa Hawley todos os dias? De acordo com a Dra. Barreto, existem produtos que ajudam a eliminar bem os microrganismos. “É importante realizar a escovação adequadamente do aparelho toda vez que removê-lo e imergir em bicarbonato de sódio ou limpador apropriado efervescente”, recomenda a especialista.