17.05.2021

Como é feito o tratamento para mordida cruzada?

A mordida cruzada é uma condição que deve ser tratada para evitar o surgimento de outros problemas bucais. Veja as principais opções de tratamento para o quadro!
A mordida cruzada é uma condição que deve ser tratada para evitar o surgimento de outros problemas bucais. Veja as principais opções de tratamento para o quadro!

Você sabe o que é mordida cruzada? Caracterizado pelo desalinhamento dos dentes, o quadro ocorre quando os dentes superiores não se alinham com os inferiores, resultando em um sorriso torto. Embora pareça apenas uma questão estética, a mordida cruzada pode apresentar riscos à saúde bucal e resultar em problemas maiores, como dores na ATM e perda dentária. A boa notícia é que existem diversas técnicas que podem ajudar a tratar essa condição. Para descobrir os principais tratamentos para mordida cruzada, o time de Sorrisologia conversou com a dentista Rita Ventura, que é especialista no assunto.

O que é mordida cruzada?

Perceptível em boa parte dos casos, a mordida cruzada - ou mordida invertida, como também é conhecida - nada mais é do que uma má oclusão onde há um posicionamento invertido dos dentes, gerando a aparência de “boca torta”. De acordo com a dentista, existem diversos fatores que podem desencadear essa condição. “As principais causas são genéticas, ambientais e funcionais, salientando as anomalias de desenvolvimento do tamanho dos maxilares, respiração bucal, ósseas congênitas, postura incorreta e perda dos dentes”, revela. Além destas, a longa permanência dos dentes de leite e hábitos ruins, como roer tampas de caneta, unhas e chupar chupeta, também podem resultar na mordida cruzada.

A mordida cruzada é sinônimo de problemas bucais

Se engana quem pensa que a mordida cruzada traz desvantagens apenas para a estética do seu sorriso. Na verdade, a condição pode favorecer o surgimento de uma série de problemas bucais ainda maiores. As crianças e adolescentes, por exemplo, podem apresentar prejuízos no desenvolvimento dos ossos da face, gerando transtornos na fala, mastigação e até mesmo na respiração.

Já nos adultos, os sintomas podem ser ainda piores. “Além dos mesmos transtornos causados nas crianças, os adultos apresentam dor de cabeça e zumbido nos ouvidos, aumento da recessão gengival, desgastes, perda dos dentes e fraturas dentárias”, afirma a especialista.

Como identificar a mordida cruzada?

Ainda que seja caracterizada pela aparência de “boca torta”, é comum que alguns pacientes tenham dúvidas na hora de identificar uma mordida cruzada. Nesse caso, é importante se atentar a posição dos dentes quando a boca estiver fechada. “Quando os dentes se encostam com a boca fechada, os dentes do maxilar inferior se fecham por dentro dos seus oponentes do maxilar superior. quando ocorre o contrário, em que o dente do maxilar superior se fecha por dentro do maxilar inferior, temos um quadro de mordida invertida ou cruzada”, finaliza a profissional.

Os principais tratamentos para corrigir a mordida cruzada

Depois de diagnosticada, a mordida cruzada deve ser corrigida o quanto antes para evitar possíveis danos à sua saúde bucal. Segundo a especialista, o aparelho ortodôntico é um dos principais tratamentos para a má oclusão, especialmente quando identificada durante a infância. “Para crianças, é recomendado o uso de aparelho ortodôntico porque o desalinhamento não retrocede sem essa intervenção”, afirma. Nesse caso, é necessário a colocação de um aparelho removível com um parafuso expansor ou com aplicação de disjuntor palatino.

Já para os adultos, o tratamento para mordida cruzada deve ser mais invasivo. “A correção é realizada através de cirurgia ortognática, que permite o reposicionamento dos maxilares, caso a mordida seja isolada a correção pode ser feita com uma prótese fixa”, finaliza.

 

Esse artigo teve a participação profissional de:
Rita Ventura - Cirurgiã dentista, ortodontista, especialista em harmonização facial e estética dental.

CRO: 42601


TODAS AS MATÉRIAS: saúde bucal