22.03.2021

O que comer após a colocação do aparelho ortodôntico?

O uso do aparelho ortodôntico requer algumas mudanças na alimentação durante os primeiros dias de tratamento. Entenda!
O uso do aparelho ortodôntico requer algumas mudanças na alimentação durante os primeiros dias de tratamento. Entenda!

O uso do aparelho ortodôntico é sinônimo de mudanças na alimentação dos pacientes. Isso porque os diferentes tipos de aparelho dental exigem um período de adaptação e, sobretudo, de cuidados especiais para garantir que alguns alimentos duros e crocantes não danifiquem ou escureçam os braquetes do aparelho. Pensando em facilitar o seu cardápio e evitar um aparelho preto no seu sorriso, o Sorrisologia conversou com a ortodontista Rita Ventura que revelou as comidas ideais para tornar os primeiros dias de tratamento mais tranquilos.

Entenda quando o uso do aparelho ortodôntico é necessário

De acordo com a dentista, a principal função dos dentes é a mastigação. No entanto, para que isso aconteça da melhor maneira, é necessário que a dentição se encaixe perfeitamente, como uma espécie de engrenagem. Quem possui algum tipo de má oclusão, por exemplo, pode ter a mastigação comprometida. “Por isso, recomenda-se a utilização de diversos tipos de aparelho ortodôntico, já que esses visam a revisão das posições dentárias e o boquilha ideal entre os dentes, podendo aumentar a mastigação de modo consequente”, explica a Dra. Rita.

Os alimentos mais indicados para consumir após a colocação do aparelho ortodôntico

Não importa se você optou pelo aparelho dental invisível ou o modelo tradicional, uma coisa é certa: o acessório requer um período de adaptação. “Em um primeiro momento os dentes estão se adaptando ao aparelho, o que pode ocasionar incômodo ou dor”, relaciona a dentista. Por esse motivo, o ideal é optar por alimentos que não exigem muita mastigação e esforço do paciente logo após a colocação do aparelho ortodôntico. “Alimentos líquidos ou pastosos, como legumes, sopa, sorvete e carne macias, podem aliviar a dor nos primeiros dias”, aconselha Rita.

Além disso, vale lembrar que é importante evitar alimentos duros, como pipocas, azeitonas, castanhas, cenoura crua, milho na espiga, torresmos, balas duras e até mesmo cubos de gelos, já eles podem amassar o fio, danificar o braquete do aparelho ou até mesmo escurecê-lo, resultando em um acessório com uma estética pouco agradável.

Outros cuidados necessários para garantir a durabilidade do aparelho ortodôntico

Embora a alimentação seja um dos fatores que mais sofrem com mudanças após a colocação do aparelho ortodôntico, ele não é o único. A higiene bucal, por exemplo, é um hábito que também exige uma atenção redobrada durante o uso de todos os tipos de aparelho dental. Veja abaixo esse e outros cuidados necessários de acordo com a dentista Rita Ventura:

– Realize a escovação em até cinco minutos após qualquer refeição, incluindo pequenos lanches;
– Faça bochecho antes de escovar os dentes para facilitar o deslocamento de restos alimentares presos ao aparelho de ferro;
– Inicie a escovação com movimentos circulares pelo lado de fora dos dentes, evitando fazer força ou pressão sobre o aparelho ortodôntico;
– Durante a higiene bucal, incline a escova em 45° e escovar entre o fio e os dentes.
– Utilize uma escova de dente para quem usa aparelho, também conhecida como interdental, para limpar entre os braquetes e o fio.
– Finalize a higiene oral com enxaguante bucal para remover os resíduos restantes.

Esse artigo teve a participação profissional de:
Rita Ventura - Cirurgiã dentista, ortodontista, especialista em harmonização facial e estética dental.
CRO: 42601


TODAS AS MATÉRIAS: saúde bucal