04.03.2021

Escova interdental: preciso trocar? Saiba mais sobre os cuidados com esse produto de higiene bucal

Assim como a escova de dentes como, o modelo interdental precisa ser trocado? Descubra!
Assim como a escova de dentes como, o modelo interdental precisa ser trocado? Descubra!

Todo mundo sabe que para ter dentes saudáveis, é preciso manter uma rotina de higiene bucal completa: não só a escovação, mas também o uso do fio dental e do antisséptico bucal. Porém, muitas vezes, esses itens não são suficientes e é preciso lançar mão de um produto bastante conhecido: a escova interdental. Ela é muito conhecida na limpeza do aparelho ortodôntico fixo, mas também pode ser usada naqueles pacientes que não usam o acessório. Já pensou em incluir esse item na sua rotina de higiene? O Sorrisologia explica tudo sobre a escova interdental e como ela pode ajudar o seu sorriso.

Escova ortodôntica x escova interdental: qual é a diferença?

A escova ortodôntica tem a função de fazer uma limpeza geral nos dentes, nas estruturas do aparelho e na língua. Já a escova interdental é feita para limpar entre os dentes, quando o fio dental não é suficiente para manter essa higiene. Ela é indicada para casos muito específicos, como para quem utiliza aparelho fixo, por exemplo, pois a limpeza entre os braquetes fica mais fácil. Porém, ela pode ser usada por qualquer pessoa.

Preciso trocar a escova interdental? Entenda os cuidados com esse produto

Assim como uma escova de dentes comum, é importante trocar a escova interdental após algum tempo de uso. A dica é ficar de olho nas cerdas: se estiverem muito abertas e arrepiadas, é um sinal de que o produto já precisa ser substituído. Outra ponto que precisa ficar atento é o tempo de uso da escova interdental. Se você está escovando os dentes com o mesmo acessório há mais de três meses, também deve trocar para evitar o acúmulo de bactérias nas cerdas.

Para que a escova dure bastante, é necessário guardá-la em um porta escova ou locar protegido dos microrganismos do banheiro e não escovar os dentes com muita força para preservar as cerdas por muito mais tempo.

Qual é a função da escova interdental?

Quem utiliza esse item de higiene bucal busca, além de uma limpeza mais completa nos espaços que ficam entre os dentes, prevenir o surgimento do tártaro e da placa bacteriana, que pode ocasionar inflamações e infecções na gengiva, como a gengivite, e em casos mais graves, pode até mesmo levar o dente a um quadro de cárie. Por isso, a escova interdental é um item bem útil para quem deseja manter a boca segura e uma limpeza completa.

Como incluir a escova interdental na higiene bucal?

Apesar de também funcionar como uma limpeza entre os dentes, a escova interdental não substitui o uso do fio dental: ela é complementar. Para fazer a sua higiene bucal completa com a escova interdental, siga o passo a passo:

1. Faça a sua escovação habitual com a escova ortodôntica, não esquecendo da língua;

2. Passe suavemente o fio dental entre os dentes para remover o resto de alimentos e sujeira entre os dentes;

3. Escove entre os dentes com a escova interdental, empurrando delicadamente as cerdas entre os dentes, fazendo movimentos de baixo para cima e de vai e vem, com cuidado para não machucar a gengiva.

4. Finalize a limpeza com um antisséptico bucal, fazendo bochechos por cerca de 30 segundos.


TODAS AS MATÉRIAS: higiene bucal