01.12.2020

Qual é o tratamento ortodôntico mais rápido? Conheça os tipos de aparelho que deixam os dentes alinhados por menos tempo

Você sabia que existem alguns tipos de aparelho ortodôntico que garantem um resultado mais rápido? Veja os principais deles abaixo!
Você sabia que existem alguns tipos de aparelho ortodôntico que garantem um resultado mais rápido? Veja os principais deles abaixo!

Uma das principais dúvidas de quem decide começar o tratamento ortodôntico é sobre como tornar esse processo mais rápido. Afinal, o compromisso de passar meses usando braquetes na boca e visitando o dentista mensalmente pode não ser muito atrativo para alguns pacientes. A boa notícia é que, com o avanço da tecnologia, existem diferentes tipos de aparelhos disponíveis no mercado que podem garantir dentes alinhados em menos tempo. Entre um portfólio repleto de opções, o Sorrisologia reuniu os principais deles abaixo. Dá uma olhada!

O aparelho autoligado promove um tratamento ortodôntico mais curto do que o modelo tradicional

Embora seja parecido com o modelo tradicional, o aparelho autoligado é um tipo de dispositivo ortodôntico que usa bráquete com características mais específicas. Nesse caso, o dispositivo possui uma “porta” que prende o fio ortodôntico, o que evita o uso das tradicionais borrachinhas. Por esse motivo, o aparelho autoligado exige uma frequência menor de consultas ao ortodontista e um período mais curto de uso, o que o torna uma ótima opção para quem busca um tratamento ortodôntico mais rápido. O modelo pode ser adotado por pacientes de todas as idades, desde que seja recomendado por um profissional da área.

O tratamento ortodôntico com alinhadores é ideal para quem busca um resultado mais rápido

Conhecido por trazer conforto para o tratamento ortodôntico, os alinhadores também podem ser grandes aliados quando o assunto é garantir um resultado mais rápido. A grande diferença desse tipo de tratamento são plaquinhas removíveis feitas em laboratório que promovem a movimentação dentária, que exigem uma programação de troca a cada 15 dias. Justamente por isso, o uso de alinhadores costuma ser mais rápido do que o aparelho ortodôntico fixo. No entanto, vale lembrar que por serem removíveis, eles precisam de uma disciplina e cuidado maior do paciente.

O aparelho ortodôntico de porcelana garante rapidez e discrição ao tratamento

Quando se trata de um modelo mais discreto e confortável, o aparelho ortodôntico de porcelana é uma das principais opções. Mas você sabia que ele também pode garantir um tratamento mais rápido? Sim, isso mesmo! Dependendo da técnica utilizada, esse tipo de aparelho pode ter um resultado mais rápido do que o aparelho metálico. Nesse caso, é importante lembrar que o resultado também depende da coloração do paciente. Assim como o aparelho convencional, o modelo de porcelana requer hábitos higiênicos mais recorrentes, além de acompanhamento profissional, pelo menos uma vez ao mês, para realizar as manutenções do acessório.


TODAS AS MATÉRIAS: ortodontia