Mordendo a medalha! Confira 5 hábitos que podem ser prejudiciais aos seus dentes
Morder a ponta da caneta pode te ajudar a pensar, mas é um péssimo hábito para o sorriso. Com o tempo isso acaba fragilizando os dentes, sem falar que o objeto pode levar outras bactérias para sua boca
Morder a ponta da caneta pode te ajudar a pensar, mas é um péssimo hábito para o sorriso. Com o tempo isso acaba fragilizando os dentes, sem falar que o objeto pode levar outras bactérias para sua boca

Publicador de Conteúdos e Mídias

Mordendo a medalha! Confira 5 hábitos que podem ser prejudiciais aos seus dentes

As Olimpíadas 2016 já chegaram e uma cena muito comum durante esses jogos é a dos ganhadores mordendo suas medalhas de ouro. A pose clássica para as fotos vem de um costume antigo: checar se uma moeda era realmente feita de ouro. Se sim, os dentes devem deixar uma pequena marca na superf&

10/08/2016

Compartilhar em suas redes

Publicador de Conteúdos e Mídias

As Olimpíadas 2016 chegaram e uma cena muito comum durante os jogos é a dos ganhadores mordendo suas medalhas de ouro. A primeira conquista do Brasil veio para a judoca Rafaela Silva e ela cumpriu a tradição. A pose clássica para as fotos vem de um costume antigo: checar se uma moeda era realmente feita de ouro. Se sim, os dentes devem deixar uma pequena marca na superfície do metal. O teste era feito para descobrir falsificações de chumbo, pois este é mais maleável que o ouro. Mas a prática não é nada saudável, pelo menos para os dentes. Nos Jogos de Inverno de 2010, um atleta alemão quebrou a ponta de um dente ao fazê-lo. Listamos outros 5 hábitos que podem prejudicar seus dentes.

1.Usar palito de dentes

Ao terminar a refeição você logo procura na mesa a caixinha onde fica o guardanapo, sal e, claro, o palito de dentes. A verdade é que o objeto ganhou uma finalidade errada. O palito deveria ser usado apenas para pegar petiscos à mesa, né? Entretanto, alguém aproveitou a pontinha afiada do objeto para retirar aquele pedacinho de comida que grudou em algum dente. Esqueça essa ideia! O hábito pode causar retração óssea e gengival, além de movimentar os dentes. Sem contar as milhares de bactérias presentes ali que podem ser transferidas para seu universo bucal.

2.Mastigar a ponta da caneta

Sabe aquele momento em que você para pra pensar no que vai escrever e instintivamente leva a caneta à boca? Pode esquecer. Mesmo não parecendo, essa mania desgasta os dentes aos poucos, fragilizando-os. Até porque colocar qualquer objeto na boca não é higiênico, já que leva outras bactérias para a mucosa bucal.

3.Roer a unha

“Você rói as unhas?”. É uma das primeiras perguntas que você ouve no consultório dentário. Roer as unhas não é nada higiênico, podendo causar até feridas nos dedos. Além de ser um costume ruim para a saúde bucal, as bactérias nas unhas podem provocar infecções no sistema digestivo e na boca. Outro ponto importante a ser observado é se a frequência desse hábito aumenta quando você está nervoso ou ansioso. Logo, pode ser um sinal para procurar meios de aliviar o estresse de forma saudável, como praticar um esporte ou alongamentos pela manhã.

4.Abrir a garrafa de cerveja com os dentes

Os nossos dentes não são nenhum tipo de ferramenta para usá-los como abridor de garrafa, por exemplo. O hábito desgasta o esmalte dentário e pode ferir os lábios também. As chances de fissurar ou até mesmo quebrar o dente enquanto abre uma garrafa de cerveja na frente dos amigos são altas.

5.Morder gelo

Mastigar os cubos de gelo que sobram no copo de uma bebida pode parecer refrescante. Porém, é um hábito que precisa ser revisto. Fazer isso com frequência ou morder uma quantidade grande de gelo de uma só vez pode fraturar ou criar rachaduras nos dentes. O risco ainda aumenta para quem tem implantes ou coroas na arcada dentária. Portanto, fique atento e previna-se de todos os riscos.

Mais Recentes

Publicador de Conteúdos e Mídias