Implante imediato, tardio e precoce: você sabe a diferença?
Colocar um implante dentário é muito mais que estética. É também uma forma de recuperar seu bem-estar e autoestima. Muita gente perde o hábito de sorrir na ausência de um ou mais dentes. Porém, existem técnicas para recuperá-los que dividem-se em i
Compartilhar em suas redes
Colocar um implante dentário é muito mais que estética. É também uma forma de recuperar seu bem-estar e autoestima. Muita gente perde o hábito de sorrir na ausência de um ou mais dentes. Porém, existem técnicas para recuperá-los que dividem-se em imediato, tardio e precoce. Mas qual é o melhor? O implantodontista Sérgio Siqueira garante. "Não deve-se dizer que há uma técnica melhor e, sim, que existe uma técnica melhor para seu caso". Conheça no Sorrisologia um pouco mais sobre elas.
Implante de carga imediata: um procedimento rápido
Sérgio explica que os implantes dentais podem ser classificados de acordo com o tempo da sua colocação, podendo ser feito em até três meses. A técnica mais rápida existente é a de carga imediata, em que a colocação do novo dente pode ser feita em até 72 horas após a colocação do parafuso de titânio. O paciente precisa ter resistência óssea no momento da instalação. "Se ele for adequado, pode ser feita a carga imediata. Se não for, deve-se seguir o protocolo tradicional, que é de esperar o processo de osseointegração".
Implante tardio x Implante precoce
Os implantes mais tradicionais também são ótimas opções de tratamento. Um bom exemplo é o tardio. "Aquele que é instalado depois que o osso maxilar está totalmente cicatrizado após extração do dente". Todo esse processo normalmente ocorre após três meses, tempo em que o osso é cicatrizado. Já o precoce é um pouco diferente. "É aquele realizado no intervalo depois de um mês da extração, quando a gengiva já cicatrizou, e menos do que três meses, quando o osso ainda não cicatrizou completamente".
Qual é o melhor para você?
É evidente que toda técnica tem suas indicações, vantagens e limitações. Porém, quem vai decidir o melhor método para recuperar o seu sorriso é um especialista da área. "Na consulta, o profissional vai avaliar a região candidata ao implante, o número de implantes a serem colocados, a oclusão, exames de imagem, abertura de boca e condições de saúde geral", conclui Sérgio. A partir dessa avaliação o dentista poderá apresentar todas as opções possíveis para o seu caso.
Cuide bem do seu novo sorriso
Depois de colocar o implante você já pode dar aquela risada sem medo de ser feliz e praticar uma limpeza caprichada no seu sorriso completo. Como os dentes precisam de todo o cuidado e carinho durante a higiene bucal, que tal manter esse sentimento na hora de passar o fio dental? Existe um modelo com pontas bem firmes e uma rede de fibras esponjosa e fofinha, ideal para pessoas com implantes. Ele se ajeita perfeitamente entre os dentes permanentes e implantados, deixando aquele espaço bem limpo e sem o acúmulo de placa bacteriana. Tudo isso sem nenhum risco de machucar a gengiva. Bom demais, né?