15.06.2021

Mascar chiclete pode causar problemas na ATM?

Entenda como o hábito de mascar chiclete pode contribuir para o surgimento de problemas na ATM
Entenda como o hábito de mascar chiclete pode contribuir para o surgimento de problemas na ATM

Que o hábito de mascar chiclete pode trazer prejuízos à saúde bucal não é novidade para ninguém. O que poucos sabem é que, além dos dentes, existem outras regiões da boca que podem sofrer os danos causados por essa atitude. A articulação temporomandibular, por exemplo, é uma delas. Nesse caso, é comum que o paciente lide com dores de cabeça e na mandíbula. Para entender como isso acontece, nós entrevistamos a dentista Rhianna Barreto, que é especialista no assunto.

Afinal, mascar chiclete pode resultar em problemas na ATM?

Se você tem o costume de mascar chiclete, é importante ligar o sinal de alerta. Isso porque, embora a guloseima possa contribuir minimamente para limpeza dos dentes, ela também pode estimular o desenvolvimento de problemas na ATM. “O hábito de mascar chiclete por si só não resulta no quadro, porém ele pode pode acelerar ou agravar o processo se o paciente tiver predisposição a desenvolver problemas na região”, explica a dentista Rhianna.

O motivo por trás disso é bem simples: o excesso de mastigação durante o consumo da goma de mascar pode estimular o desgaste dos ligamentos da ATM. Nesse caso, os pacientes que desenvolvem alguma disfunção da articulação temporomandibular, também conhecida como DTM, podem apresentar dificuldade na mastigação e deglutição e outros incômodos.

Como identificar problemas na ATM?

Ainda que problemas na ATM sejam mais comuns do que se imagina, é comum que alguns pacientes não saibam como identificar o quadro. De acordo com a dentista, existem alguns sinais certeiros que podem facilitar o diagnóstico da DTM. “Os sintomas mais comuns presentes são dor e dificuldade na abertura da boca, dor de ouvido reflexa, estalido, crepitação, dor de cabeça, dor facial e dificuldade na mastigação e deglutição”, alerta a profissional. Ao notar qualquer um desses incômodos, o ideal é buscar um dentista especializado no assunto para garantir o tratamento adequado o quanto antes.

Além da ATM, existem outras regiões da boca que podem ser afetadas pelo hábito de mascar chiclete

Mascar chiclete pode trazer danos não só para ATM, como também para outras partes da sua boca. Os dentes, por exemplo, são elementos extremamente importantes que podem sofrer prejuízos devido ao consumo excessivo da goma de mascar. “O hábito de mascar chiclete pode acarretar em cáries e gengiva inflamada”, conta a dentista. Além disso, essa simples atitude quando feita repetidamente também pode resultar em hipertrofia de massagem, problemas na musculatura e dores de cabeça.

Por isso, ainda que o consumo de chiclete, especialmente o sem açúcar, possa contribuir para a melhora do hálito e a produção de saliva, é importante saber dosar a quantidade. Nesse caso, o excesso pode ser o maior inimigo da sua saúde bucal e, consequentemente, do seu bem-estar.

Este artigo tem a contribuição do especialista:
Rhianna Barreto - Cirurgiã-Dentista com especialização em disfunção temporomandibular e odontologia hospitalar
Rio de Janeiro - RJ
CRO-RJ: 37448


TODAS AS MATÉRIAS: saúde bucal