14.06.2021

Chiclete ajuda na limpeza dos dentes?

Entenda como o chilete pode ajudar na sua higiene bucal e os cuidados necessários ao consumir essa guloseima
Entenda como o chilete pode ajudar na sua higiene bucal e os cuidados necessários ao consumir essa guloseima

Quando se trata de saúde bucal, é comum que o chiclete seja considerado um verdadeiro vilão pelos especialistas. Como a maioria dos doces, ele pode aumentar os riscos de surgimento de cáries e trazer diversos danos aos dentes. Mas, embora não substitua a limpeza dos dentes, a goma de mascar pode garantir alguns benefícios para higiene bucal. Para entender melhor sobre o assunto, nós conversamos com a dentista Rhianna Barreto, que explicou os prós e contras dessa guloseima.

Afinal, o chiclete limpa os dentes?

Depende. Segundo com a dentista, os benefícios em relação à higiene bucal podem variar de acordo com o tipo de chiclete consumido. “O ideal é sempre mascar chiclete sem açúcar, já que os modelos com açúcar podem ser maléficos aos dentes e ao organismo”, alerta a Dra. Rhianna. Nesse caso, a goma de mascar estimula a produção de saliva que, por sua vez, ajuda a equilibrar o pH da boca - diminuindo a ação de bactérias que resultam em cáries e gengivite. “Por isso, o hábito de mascar chiclete sem açúcar pode auxiliar na melhora do hálito e até certa "limpeza" dos dentes por abrasão e fricção nos dentes”, conta a especialista.

Hábito de mascar chiclete também pode trazer prejuízos à saúde bucal

Todo cuidado é pouco quando se trata do hábito de mascar chiclete. Isso porque, embora ele possa servir como uma ajuda extra na higiene bucal, a guloseima não remove a placa bacteriana dos dentes - o que pode resultar em diversas doenças bucais. Além disso, é preciso estar atento aos danos causados à articulação temporomandibular devido aos movimentos repetitivos. “O chiclete pode resultar em hipertrofia do masseter e, em alguns casos, até mesmo gerar dor na articulação da mandíbula pelo excesso de movimentos mandibulares que realizamos ao mascá-lo”, revela a dentista.

O chiclete não substitui a rotina de higiene bucal

Esqueça aquela velha história de que os chicletes podem substituir a higiene bucal. “A goma de mascar pode até melhorar o hálito e realizar uma breve higienização dos dentes. No entanto, ela não substitui a escovação que faz uma abrasão mecânica nos dentes, removendo a placa bacteriana”, explica a especialista. Justamente por isso, é importante que o paciente mantenha a sua limpeza dos dentes utilizando todos os itens necessários, incluindo fio dental e enxaguante bucal.

Outro cuidado que pode fazer toda a diferença na sua saúde bucal são as consultas regulares ao dentista. Com elas, é possível diagnosticar precocemente doenças bucais, como a cárie, e até mesmo prevenir problemas maiores através da profilaxia dentária. Além disso, caso você esteja produzindo pouca saliva ou com mau hálito constante, não deixe de agendar uma consulta com o seu dentista. Isso pode significar algum problema no seu sorriso que deve ser investigado o quanto antes.

 

Este artigo tem a contribuição do especialista:
Rhianna Barreto - Cirurgiã-Dentista com especialização em disfunção temporomandibular e odontologia hospitalar
Rio de Janeiro - RJ
CRO-RJ: 37448


TODAS AS MATÉRIAS: higiene bucal