
Mancha branca no dente é o primeiro estágio da cárie
A mancha banca no dente pode ser o primeiro sinal de cárie no dente. Saiba mais sobre o primeiro estágio da cárie.
Compartilhar em suas redes
Você conhece os cinco estágios da cárie? Muitas pessoas associam a cárie no dente apenas a um quadro de dor e manchas escuras, mas na verdade, esses sinais indicam que a infecção bacteriana já está avançada. A cárie na fase inicial se apresenta através de uma mancha branca no dente, e saber fazer essa identificação é fundamental para impedir que ela se desenvolva. O Sorrisologia conversou com a cirurgiã-dentista Patrícia Almeida sobre os sinais de alerta que podem indicar a formação da cárie dentária, continue lendo para saber mais!
O que são os cinco estágios da cárie?
A cárie é um dano na estrutura dentária causado pela ação dos ácidos liberados por bactérias que estão naturalmente presentes na boca. Ocorre uma infecção bacteriana progressiva, que começa no esmalte e pode adentrar as camadas mais profundas do dente até chegar na raiz. Esse avanço de extensão e gravidade é dividido entre os cinco estágios da cárie.
Cárie em estágio inicial pode ser identificada por mancha branca no dente
O principal sinal da cárie em estágio inicial é o surgimento de mancha branca no dente. A cirurgiã-dentista detalha: “São manchas esbranquiçadas na superfície do dente. Elas ainda destoam do brilho característico, tornando-se opacas”. Ela afirma que nesse primeiro momento, o paciente não apresenta outros sintomas, como dor no dente, “Mas é possível observar as manchas só de olhar”, diz.
Identificação precoce torna o tratamento para cárie mais simples
Identificar o problema no início da formação da cárie previne uma série de complicações. O paciente que procura um dentista logo após observar a mancha branca no dente consegue conter o avanço da infecção e dispensar procedimentos mais invasivos para o tratamento para cárie.
A cárie superficial provoca uma desmineralização do esmalte dentário e esse processo corrosivo das bactérias pode ser impedido pela ação do flúor, que remineraliza a área afetada. O tratamento para cárie em estágio inicial é simples e feito em casa, mas é fundamental que seja sempre recomendado e acompanhado por um dentista
“Se for constatada cárie no início, o dentista prescreve produtos com flúor para serem aplicados diariamente por um período de até seis meses. O bochecho com o produto deve ser feito após a higiene bucal antes de dormir. Depois, a pessoa não pode consumir nada para manter essa proteção. O tratamento é feito em casa, mas precisa do acompanhamento do dentista para limpezas frequentes e a constatação de que está dando resultado, ou seja, a pessoa está fazendo a higiene bucal diariamente e aplicando o produto”, explica a especialista em reabilitação oral.
Este artigo tem a contribuição da especialista:
Patrícia Almeida
CRO-SP: 117558
Cirurgiã-dentista, especialista em reabilitação oral e estética, idealizadora da Odontologia Almeida e integrante da Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas (APCD)