O que é a linha alba e como ela afeta sua saúde bucal?
Mulher examinando a boca no espelho, banheiro claro, expressão de cuidado.
Mulher examinando a boca no espelho, banheiro claro, expressão de cuidado.

Publicador de Conteúdos e Mídias

Linha alba: ela é algum risco para minha saúde bucal?

Linhas brancas nas bochechas paralelas à linha da mordida são chamadas de linhas albas. Elas não fazem mal à saúde bucal, mas podem ser sinalizar algum problema. Saiba mais.

21/11/2022

Compartilhar em suas redes

Publicador de Conteúdos e Mídias

Um dia, você está passando fio dental nos dentes depois de uma refeição e percebe uma linha branca horizontal na parte interna da bochecha. Muita calma nessa hora! 

Ela não dói, mas é um pouco grossa ao toque e se encaixa no encontro das duas arcadas quando você fecha a boca. 

Fique tranquilo que isso não é nada demais! A equipe do Sorrisologia vai explicar um pouco mais sobre essas marcas chamadas de linha alba. 

Continue a leitura! 

O que é a linha alba?

Formadas por depósitos de queratina, as listras brancas chamadas de linha alba aparecem na mucosa jugal (parte interna das bochechas), de forma bem alinhada no local onde os dentes se fecham. 

Origem das linhas albas

Essas linhas surgem devido ao contato dos dentes com as bochechas, principalmente quando há uma pressão ligeiramente maior do que o normal dentro da boca. Como nosso corpo tem maneiras incríveis de se adaptar e proteger essa área, ele produz mais queratina e torna a região mais firme, fazendo assim com que as linhas apareçam. 

Características das linhas albas

Normalmente, a linha alba aparece dos dois lados da boca, o que pode ajudar os dentistas a identificá-la facilmente. 

E não! Ela não causa nenhum problema, nem traz nenhum risco à sua saúde bucal. Mas é importante buscar seu dentista de confiança ao se deparar com linhas brancas na bochecha para ter certeza de que elas não se tratam de nenhuma outra condição mais grave, como a leucoplasia, entre tantas outras que também causam manchas brancas na boca.

O que causam as linhas albas?

Por serem bem comuns, as linhas albas aparecem de diversas maneiras. Veja abaixo algumas causas:

  • Atrito entre dentes e bochechas: Isso pode ser devido a uma má oclusão bucal, como dentes tortos ou mordida cruzada
  • Uso de aparelho ortodôntico fixo: nos primeiros dias de uso, é comum aparecerem aftas ou machucados devido aos brackets. 
  • Bruxismo: pessoas com bruxismo rangem os dentes, geralmente durante o sono, o que também provoca atrito nas bochechas.
  • Outros hábitos parafuncionais: como morder a parte interna das bochechas, também podem causar linhas albas.
  • Força anormal entre os dentes: quando os dentes se tocam de forma irregular, seja por estarem um pouco desalinhados ou por hábitos como apertar os dentes, isso pode criar uma pressão extra nas bochechas e levar ao aparecimento das linhas albas.
  • Desgaste do esmalte dental: por ser a camada protetora dos dentes, quando ele se desgasta, os dentes ficam mais sensíveis e muda um pouco de forma, o que também pode aumentar o atrito com as bochechas.
  • Sensibilidade extrema nos dentes: dentes muito sensíveis podem nos fazer mudar a maneira como mastigamos ou fechamos a boca, e essa alteração pode aumentar o contato com as bochechas, contribuindo para as linhas albas.
  • Dor de cabeça constante: às vezes, quando a gente tem muita dor de cabeça, inconscientemente tensionamos os músculos do rosto, incluindo os da boca. Isso pode aumentar a pressão nas bochechas e, com o tempo, formar as linhas albas.
  • Dor nas articulações do rosto: dores nas articulações da mandíbula, como na ATM (articulação temporomandibular), podem afetar a forma como a boca se fecha e se move, e isso pode levar a um atrito maior com as bochechas.

Existe algum tratamento para as linhas albas?

Em caso de bruxismo ou de mordida interna na parte da bochecha, um tratamento adequado para cada um desses problemas ajuda na eliminação das linhas albas. Nesses casos, elas podem sumir depois de algum tempo da interrupção do hábito. Se as mordidas são involuntárias por excesso de bochecha, uma bichectomia pode ser considerada.

Por fim, por não ser considerado um problema bucal maior e não causarem nenhum tipo de deformidade na boca, as linhas albas não necessitam de tratamento odontológico. 

O normal é que elas desapareçam com o tempo se o que as causou forem tratadas. Mas se as linhas albas permanecerem, não existe e procure seu dentista de confiança. 

Atualizado em 16/01/2024

Mais Recentes

Publicador de Conteúdos e Mídias