Herpes labial: tratamento caseiro funciona? Veja 4 opções para lidar com o problema em casa
Herpes labial é um quadro mais comum do que se imagina. Saiba como amenizar o quadro com alguns remédios caseiros!
Herpes labial é um quadro mais comum do que se imagina. Saiba como amenizar o quadro com alguns remédios caseiros!

Publicador de Conteúdos e Mídias

Herpes labial: 4 opções para lidar com o problema em casa

A herpes labial é um problema mais comum do que se imagina. Leia o post e saiba como tratar a herpes labial com 4 remédios caseiros que funcionam.

02/02/2021

Compartilhar em suas redes

Publicador de Conteúdos e Mídias

Dentre as doenças que podem atingir a boca, o herpes labial é certamente uma das mais imprevisíveis e incômodas. Causada pelo vírus herpes simples, ela é caracterizada pelo surgimento de pequenas bolhas que possuem o aspecto de feridas e podem ser bastante dolorosas. Embora não tenha cura, o herpes pode ser tratado e até mesmo prevenido com alguns cuidados simples - e o melhor: sem precisar sair de casa. Para entender um pouco mais sobre o tratamento caseiro para herpes labial, reunimos abaixo algumas medidas que podem ajudar a lidar com o problema. Antes de começar, o primeiro passo é garantir que a sua rotina de higiene oral está em dia. Responda nosso quiz e receba uma dica para melhorar a sua saúde bucal!

  1. O alho é um antibiótico natural que ajuda a tratar herpes labial

    Há quem duvide, mas o alho é um excelente antibiótico natural que pode complementar o tratamento de diversas doenças, inclusive do herpes labial. O motivo por trás disso é a presença de uma alta concentração de alicina - substância com efeitos medicinais - que potencializa a ação terapêutica do alimento, ajudando a secar e cicatrizar as feridas do herpes. Além disso, o alho também pode contribuir para a melhora do sistema imunológico - que é uma das principais causas do surgimento da doença.

    Como usar: inclua o alho na sua alimentação e nos temperos de alimentos para ajudar na cicatrização das lesões.

  2. Chá preto reduz a coceira causada pela herpes labial

    Assim como o alho, o chá preto também é um ingrediente que pode ajudar no tratamento da herpes labial. Isso porque ele conta com uma grande quantidade de antígenos, que são substâncias que elevam a imunidade do organismo e diminuem os riscos do surgimento de doenças virais, bacterianas e infecciosas, como a herpes.

    Como usar: tenha o costume de beber chá preto para aumentar a imunidade e diminuir os riscos das crises de herpes.

  3. Extrato de própolis contribui para cicatrização das bolhas da herpes labial

    Conhecido pelo seu poder de cicatrização, o extrato de própolis é uma ótima opção de tratamento caseiro para herpes labial. Com propriedades antivirais e regeneradoras, o ingrediente atua impedindo o crescimento das lesões, diminuindo o tempo de duração das feridas. No entanto, vale lembrar que pessoas com histórico de alergia à própolis devem evitar o uso do produto.

    Como usar: tome de 3 a 4 gotas de extrato de própolis por dia para aumentar a sua imunidade.

  4. Vitamina C acelera o tratamento da herpes labial

    A vitamina C pode trazer uma série de benefícios para o funcionamento do organismo, inclusive para o fortalecimento do sistema imunológico. Acontece que, diferente de outros ativos, ela aumenta a produção de glóbulos brancos, células que fazem parte do sistema de defesa. Justamente por isso, ela é uma ótima opção para acelerar o tratamento do herpes labial em casa.

    Como usar: nesse caso, o truque é aumentar o consumo de alimentos ricos em vitamina C, como laranja, couve, manga, brócolis, morango, entre outros.

    Além disso, é importante que o paciente receba um tratamento com medicados e pomadas para tratar o herpes labial. Por isso, não deixe de consultar seu dentista para garantir uma terapia completa!

Atualizada em 09/05/2022.

Mais Recentes

Publicador de Conteúdos e Mídias