Gestante pode tomar remédio para dor de dente?
Existem remédios para dor de dente (analgésicos) que são seguros para gestantes, mas é importante ter a recomendação de um médico para evitar problemas.
Compartilhar em suas redes
Sentir dor de dente na gravidez é algo relativamente comum, sabia? As alterações hormonais que ocorrem nesse período - somadas a uma maior dificuldade de higienização bucal, por quadros de enjoos, por exemplo - podem causar uma maior vulnerabilidade a infecções, cáries e outros problemas odontológicos. Por isso, é muito importante que mulheres grávidas redobrem os cuidados com a higiene bucal.
Mas, será que as gestantes podem tomar remédio para dor de dente? O que pode ser feito nesse período para amenizar o desconforto sem prejudicar o bebê? O Sorrisologia conversou com a cirurgiã-dentista Patrícia Almeida, que falou mais sobre como lidar com dor de dente na gravidez da melhor maneira possível. Confira!
É recomendado tomar remédio para dor de dente na gravidez?
De acordo com a cirurgiã-dentista, existem medicamentos analgésicos seguros para mulheres gestantes que amenizam bastante a dor de dente. No entanto, para não correr o risco de ingerir uma substância que faça mal ao bebê, é importante ter a recomendação de um especialista. “Durante a gestação, a substância com ação analgésica mais segura é o paracetamol, porém ainda assim é imprescindível ter o aval médico antes de administrar esse medicamento”, afirma.
De acordo com a Associação Americana de Odontologia (ADA), existem medicamentos analgésicos e tipos de antibióticos que são inofensivos para gestantes. No entanto, é imprescindível que o medicamento seja prescrito por um profissional ciente da situação da paciente. Para qualquer outro remédio que não tenha o selo de seguro para grávidas, por exemplo, é indispensável que haja uma consulta com um obstetra para avaliar os riscos e benefícios.
Ainda de acordo com a ADA, o óxido nitroso - um tipo de gás anestésico muito usado na odontologia - é um medicamento considerado de risco para gravidez, pois pode afetar o desenvolvimento do feto. Por isso, a gestante tem que ter atenção com tratamentos que envolvam esse tipo de substância e, de preferência, sempre ler a bula dos medicamentos que for consumir.
Como tratar dor de dente na gravidez corretamente
Para acabar de vez com a dor de dente, apenas recorrer ao analgésico não costuma ser suficiente. É necessário identificar a origem do problema e, a partir daí, planejar com o dentista a melhor linha de tratamento. “Caso ocorra qualquer anormalidade, como, por exemplo, dor ou sangramento intenso, o ideal é procurar imediatamente o atendimento odontológico, para que assim o especialista identifique a causa do problema e trate de maneira mais adequada”, explica.
A gengivite gravídica - que ocorre geralmente por conta das alterações hormonais durante a gestação -, é um problema que pode causar bastante incômodo. Para aliviar a dor de dente nesse caso, é necessário realizar uma profilaxia dentária com um dentista de confiança e iniciar uma rotina mais caprichada de higiene bucal em casa (com uso de fio dental e uma escova de dente macia).
Já quando a dor de dente surge por conta de cáries ou outras infecções, o tratamento pode ser um pouco mais complexo. Pode ser feita uma restauração ou limpeza mais profunda. É possível, ainda, que o dentista realize uma aplicação tópica de flúor mais caprichada para evitar que o problema se agrave. O segredo é sempre buscar um profissional de confiança para entender a origem da dor e, assim, combatê-la corretamente.